Setor agro preocupado com eventuais mudanças do governo de SC

Lideranças do setor agropecuário de SC estão preocupadas com a atual situação política no governo de SC. Temem que haja uma paralisação das atividades governamentais devido à indefinição de como ficará o governo, em função dos processos de impeachment que estão tramitando no Legislativo e no Judiciário.

O presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, diz que espera que essa indefinição de quem comandará o governo e que pode demorar mais de seis meses, não prejudique as ações no setor agropecuário que trabalha em parceria com os governantes em diversos projetos.

O presidente da Fecoagro, Claudio Post, lamentou que isso esteja ocorrendo em uma época em que muitos projetos da secretaria da Agricultura estão em andamento, devido à estiagem, a pandemia e os vendavais, e outros precisam ser definidos até o final do ano para vigorar no próximo ano. Uma eventual troca de governantes pode prejudicar sua execução, disse Post.

Todos os anos, no mês de novembro são definidos entre as cooperativas e as secretarias da Agricultura e da Fazenda os recursos necessários para o programa Terra Boa, um dos principais projetos do setor e que atende mais de 70 mil pequenos agricultores subsidiando os preços de calcário e das sementes de milho do Troca-troca e que se permanecer essa instabilidade de governantes não se sabe se terá prosseguimento um programa que já existe há 20 anos e que sempre foi considerado altamente positivo para o setor agropecuário, na difusão de tecnologias e aumento da produtividade de milho no Estado.

O presidente da Fetaesc, José Walter Dresch, também manifestou preocupação com a insegurança de gestão nessa época do ano. Diz que não entra do mérito das ações políticas e jurídicas que estão sendo tomadas, e para isso existem os fóruns competentes, mas torce que se defina logo, pois mudar um governo em pleno andamento certamente provocará paralisação das atividades em certo tempo, afetando também o agricultor. Dresch lamenta que isso esteja ocorrendo em SC, justo um Estado que sempre foi modelo de gestão, especialmente no agronegócio, e que uma instabilidade como a do momento, pode prejudicar toda uma cadeia importante na economia estadual.

O presidente da Ocesc, Luiz Vicente Suzin, foi consultado, mas não quis se pronunciar sobre o assunto.

Fonte: Fecoagro

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo