Programa Segunda Água conclui obras em mais um município

Os agricultores Márcia e Sidnei Rodrigues, juntamente com sua filha Milana Rodrigues, tem uma pequena área de terra na localidade de Linha Ferraz, no interior do município de Segredo. Ali produzem hortaliças, mandioca, batata, feijão, milho para consumo e comercialização. Milana, filha do casal, é jovem estudante beneficiária do Bolsa Juventude Rural e investiu o recurso que recebeu do programa na ampliação e melhoria da horta. 

A agricultora Márcia Rodrigues em sua horta na localidade de Linha Ferraz, interior de Segredo/RS – Foto: Divulgação/Seapdr

Eles são beneficiários do programa Segunda Água, desenvolvido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) que constrói açudes em pequenas comunidades do interior gaúcho. Agora, segundo a família, com a construção do açude e o recebimento do kit de irrigação por gotejamento, que será entregue e instalado nas próximas semanas, eles poderão fazer irrigação nas hortaliças cultivadas e aumentar a produção para comercialização. 

Outras famílias de agricultores beneficiadas pelo Programa em Segredo, como a de Marlize Bellini e Janiese Rubert, também vão utilizar o kit para irrigação na produção de hortaliças.

“O armazenamento de água é importante para a sustentabilidade da propriedade, especialmente em períodos com falta ou pouca chuva”, destaca o secretário Covatti Filho.

Na última semana, foram concluídas as obras de construção dos açudes no município de Segredo e, na quinta-feira (13), a equipe técnica da Secretaria fez a vistoria dos serviços executados. Participaram da análise o engenheiro agrônomo responsável pelo Programa, Jonas Wesz, o assessor Tiago Porto e o Diretor do Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria (Dafa), Obiratan Rodrigues e Silva. Os técnicos da Emater Carlos Corrêa da Rosa, responsável regional, e Lisandra Mergen, de Segredo, responsáveis pelos projetos técnicos e pelo acompanhamento das obras, também participaram da vistoria.

“As vistorias são contínuas e tem como objetivo, além de verificação serviço prestado para ateste e pagamento, fazer o acompanhamento junto à empresa e aos técnicos da Emater para orientação e padronização da qualidade dos açudes. Também temos contato com os beneficiários, para receber o retorno das famílias quanto à satisfação e os resultados das atividades”, explica Jonas Wesz, responsável pelo programa.

Equipe da Seapdr e da Emater na vistoria dos açudes no município de Segredo – Foto: Divulgação/Seapdr

Somente no munícipio de Segredo, foram construídos 31 açudes. Com obras sendo realizadas de forma contínua, o Programa Segunda Água já construiu 533 açudes em municípios da Região Sul e Vale do Rio Pardo durante os anos de 2019 e 2020.

O Programa

O Programa Segunda Água é resultado de convênio entre o Ministério da Cidadania e o Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Seapdr, e tem como objetivo garantir acesso a água para produção no meio rural a populações em situação de vulnerabilidade social, de forma a promover a segurança alimentar e hídrica. A operacionalização é feita com a construção de microaçudes, cisternas e instalação de pequenos sistemas de irrigação. Serão beneficiadas 2,7 mil famílias de 68 municípios gaúchos, com investimentos de R$ 26,2 milhões.

Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo