Políticas públicas para a agroindústria familiar em debate na Expointer Digital 2020

A webinar “Agroindústria Familiar” foi realizada nesta tarde (28)  e transmitida ao vivo pelo Canal Agro na plataforma da Expointer Digital 2020. O programa é uma parceria da Emater/RS-Ascar com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). O objetivo do encontro foi apresentar as diferentes políticas públicas disponíveis no país para os agricultores familiares.

O painel foi aberto pelo secretário Covatti Filho, que destacou a importância da agricultura familiar como uma das espinhas dorsais da Secretaria e o trabalho da Emater nesta área. O presidente da Emater, Geraldo Sandri, disse que a agroindústria familiar é a “cereja do bolo da agricultura, gerando renda e qualidade de vida para os agricultores e suas famílias”. A apresentação foi da jornalista da Emater Taline Schneider.

O programa teve a mediação da extensionista da Emater Bruna Roldan, que afirmou que a agricultura familiar é a produtora do desenvolvimento rural e que o debate sobre as agroindústrias familiares nesta Expointer Digital é de fundamental importância principalmente neste período de pandemia. 

Neusa Castro, médica veterinária da Secretaria da Agricultura, destacou o Programa Estadual da Agroindústria Familiar (PEAF), como uma política pública importante para o setor e que oportuniza a implantação e legalização das agroindústrias familiares. Mais informações clique aqui.

Mateus Rocha, técnico agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), destacou as políticas desenvolvidas pelo Ministério, buscando fortalecer a agricultura familiar. Entre as ações, a negociação com os supermercados para a criação de gôndolas específicas para a agricultura familiar. E o desenvolvimento do Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf), que tem uma plataforma nacional gratuita e que conta hoje com mais 7.100 produtores. No ano passado, eram 660. Para acessar é necessário ter a DAF, a Declaração de Aptidão ao Pronaf.

Outro participante do Mapa foi o Coordenador de Produtos Artesanais Rodrigo de Almeida, que falou do Selo Arte, um selo concedido aos produtores artesanais de queijos, embutidos, pescado e mel, para comercialização em todo o país. Atualmente, já foram concedidos 45 selos em todo o país. A maioria para queijos. A região sul teve o primeiro selo concedido semana passada para Santa Catarina para o queijo serrano. O Rio Grande do Sul ainda não tem nenhum registro. Para mais informações, clique aqui.

O extensionista da Emater James Roth destacou a Feira Virtual da Agricultura Familiar (Fevaf), uma plataforma desenvolvida pela Emater no início da pandemia, para ajudar os agricultores familiares na comercialização dos seus produtos. Atualmente existem 900 fornecedores cadastrados na plataforma, sendo 340 agroindústrias. São produtos in natura, agroindústrias e cooperativas cadastradas. “É uma das políticas públicas de inclusão que a gente espera que venha pra ficar mesmo depois da pandemia”, destaca Roth. O acesso pode ser feito pelo endereço: http://www.emater.tche.br/site/fevaf/

Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo