Ministério da Agricultura implementa programa de agricultura orgânica
Já está pronto o Programa Nacional de Insumos para a Agricultura Orgânica – o programa Bioinsumos. Segundo o Ministério da Agricultura, o objetivo principal é sistematizar e fomentar serviços, tecnologias, produtos e outros processos desenvolvidos a partir de recursos renováveis e adotar práticas alternativas de produção agrícola, pecuária e aquícola, economicamente viáveis e ecologicamente sustentáveis.
Os bioinsumos abrangem desde sementes, fertilizantes, produtos para nutrição vegetal e animal, extratos vegetais, defensivos feitos a partir de micro-organismos benéficos para controle de pragas até produtos homeopáticos ou tecnologias que tem ativos biológicos na composição.
O Mapa também lançou em dezembro o projeto Inovação nas Cadeias Produtivas da Agropecuária para a Conservação Florestal na Amazônia Legal. O objetivo é levar inovação para as cadeias produtivas da carne, soja e madeira para que aumentem a produtividade e valor dos produtos alinhados com o uso sustentável dos recursos naturais e conservação da floresta amazônica. O projeto será implantado de 2020 a 2024 em cinco Estados: Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins.
Fonte: Coordenação-geral de Comunicação Social do Mapa