Crédito rural cooperativo é opção para produtores que buscam menores custos

Seja para custear despesas da safra, investir em novos equipamentos ou na comercialização de produtos agropecuários, o crédito rural cooperativo tem se mostrado como uma das opções mais vantajosas para agricultores familiares e produtores rurais de diversos portes.

Um dos maiores financiadores do agronegócio em Santa Catarina é o Sicoob – sistema líder em cooperativismo financeiro no Brasil?

Integrantes do Sistema Financeiro Nacional, as cooperativas de crédito (também chamadas de cooperativas financeiras) são instituições autorizadas a conceder crédito rural, seja através do repasse de linhas governamentais, seja por meio de recursos próprios.

Quem busca por linhas de crédito e de financiamento rural em cooperativas financeiras como o Sicoob, além de taxas menores, encontra também outras vantagens, podendo participar nas decisões da instituição e, inclusive, nas sobras, em caso de resultados positivos.

As linhas de crédito para o agronegócio são classificadas de acordo com a finalidade a que serão destinados os recursos.

Custeio, Investimento; Comercialização; e Industrialização.

Assim como acontece em bancos comuns, a concessão do crédito rural em cooperativas financeiras, em alguns casos, também pode ser feita por meio de repasses de recursos controlados por outras fontes.

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que prevê a concessão de até R$ 330 mil por ano para financiar atividades e serviços de agricultores familiares, pescadores, aquicultores e outros pequenos produtores rurais.

Já o Pronamp é um programa do BNDES destinado a financiar investimentos de produtores rurais de porte um pouco maior, com renda de até R$ 2 milhões ao ano.

O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é outro parceiro histórico do agronegócio brasileiro. E o BNDES reconhece o importante papel do cooperativismo no impulsionamento da produção rural. O Sicoob foi o primeiro emissor do Cartão BNDES Agro.

O BRDE é repassador de recursos do BNDES para as cooperativas de crédito em SC e RS. Diversas linhas de crédito podem ser acessadas pelas cooperativas, como repasse do BRDE.

Fonte: Sicoob/Fecoagro

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo