Com premiação diferenciada, Rédeas de Ouro forma o pódio de Snaffle Bit aberto
Foi uma edição histórica. Na abertura da programação do Rédeas de Ouro 2020 na pista do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, os 16 conjuntos da categoria Snaffle Bit aberto entraram em pista em busca de uma premiação igualmente inesquecível. Igualada à oferecida ao Potro do Futuro, os cavaleiros e cavaleiros que montaram cavalos com até três anos hípicos tiveram um incentivo extra.
Sob a avaliação dos juízes Fernando Oliveira, Hiram Resende, Marcos Antônio da Silva Jr, Ricardo Heymann e Reginaldo Melo Rosa, que compõem o corpo da Associação Nacional do Cavalo de Rédeas (ANCR), incluindo o juiz de equipamento Ederson Machado, o conjunto campeão é formado pela amazona Carolina Paiva Bianchi com Abismo do Trinta e Oito, com 216,5 de nota.
Além de garantir um prêmio de R$ 10 mil* e uma sela, Carolina ainda comemorou a história de superação que foi construída com tostado salino salgo direito. “É o primeiro que pego desde o início para domar e treinar e eu nunca tinha corrido um Snaffle Bit, e eu tô muito feliz. Esse potro tem um coração muito grande porque eu me machuquei com uma égua, um tempo atrás, que ela caiu por cima de mim e no fim quebrei duas costelas. Ele ficou dois meses parado, faz 40 dias que eu voltei a montar nele. É um cavalo que me surpreende muito”, valorizou.
*As premiações estão sujeitas à retenção do Imposto de Renda na fonte, na forma da lei.
A pista
A pandemia do novo coronavírus impediu que o Rédeas de Ouro fosse realizado em Campina Grande do Sul, no Paraná. Apesar disso, a ABCCC preparou a principal pista da raça Crioula, em Esteio/RS, para receber a modalidade. O coordenador da subcomissão da modalidade na ABCCC, Antônio Corrêa, falou sobre a readequação. “A troca de areia aconteceu para que possamos ter um melhor desempenho dos animais. É uma pista com solo muito duro embaixo e uma camada de areia. Isso é bastante importante para que o cavalo consiga na hora do esbarro deslizar seu posterior, rompendo a camada de areia, encontrando um chão firme. Assim ele consegue fazer uma manobra adequada para a modalidade de rédeas”.
O Rédeas de Ouro é transmitido ao vivo
Como de praxe, a ABCCC exibe na íntegra e em tempo real a programação do Rédeas de Ouro. A apresentação é feita pela jornalista Estela Facchin e os comentários são feitos pelo juiz de rédeas Leopoldo Potter. Fique ligado nos canais de comunicação para acompanhar tudo:
>> cavalocrioulo.org.br
>> facebook.com/cavalocrioulooficial
>> https://www.youtube.com/user/cavalocrioulooficial
>> instagram.com/cavalocrioulooficial
A programação para os próximos dias
11/12/2020 – Sexta-feira
9h – Final do Rédeas de Ouro 2020
– Principiante Aberto (Percurso 05)
– Principiante Amador (Percurso 05)
– Iniciante Amador (Percurso 14)
– Jovem 10 (Percurso 14)
– Snaffle Bit Amador (Percurso 05)
19h – Final do Rédeas de Ouro 2020
– Potros do Futuro Aberto (Percurso 05)
12/12/2020 – Sábado
8h – Repescagem Nacional Aberto (Percurso 05)
Após – Final do Rédeas de Ouro 2020
– Potros do Futuro e Nacional Amador (Percurso 05)
12h – Sorteio da ordem de entrada dos finalistas
13h – Selo de Raça
18h30 – Abertura Oficial
19h – Final do Rédeas de Ouro 2020
– Categoria Nacional Aberta (Percurso 09)
Confira o resultado (ainda não homologado pela ABCCC):
1º lugar
Carolina Paiva Bianchi montando Abismo do Trinta e Oito
Média: 216,5
2º lugar
Antônio Carlos Corrêa da Silva montando Ambiciosa do Trinta e Oito
Média: 214,0
3º lugar
Jorge Henrique Alves Ferreira montando Naomi da Roraima
Média: 209,0
4º lugar
Antônio Carlos Corrêa da Silva montando Absoluto do Trinta e Oito
Média: 201,5
5º lugar
Raphael Hirsch Bohrer montando Que Rubia Marruá
Média: 200,0
Fonte: ABCCC