Com grande força Uruguaia, Freio de Ouro 2020 tem seu pódio formado
Surpreendente e emocionante do início ao fim. A 39ª edição do Freio de Ouro entrou para a história depois de um ano atípico e desafiador para a raça. De máscara no rosto e arquibancadas vazias em função da pandemia, a emoção chegou ao público através da tela de smartphones, computadores e aparelhos de televisão. Com um pódio formado pela grande força uruguaia, quem representou o verdadeiro vitorioso desta jornada, que é o Cavalo Crioulo, foi a dupla Balisa III do Itapororó, com o ginete Fábio Teixeira da Silveira, e Colibri Matrero, com Gabriel Marty – os grandes vencedores do Freio de Ouro 2020.
Ao todo, 80 animais (46 fêmeas e 34 machos) foram os responsáveis pelo espetáculo que chegou às telas do Brasil e do mundo através dos canais oficiais da ABCCC. Em função da pandemia do novo Coronavírus, a final aconteceu entre 24 e 27 de setembro sem a presença física do público externo e com todas as medidas de segurança necessárias presentes no Protocolo Sanitário da ABCCC. Na disputa, muitos detalhes chamaram a atenção: as notas morfológicas extremamente elevadas, com 12 animais acima de 8 pontos na média; forte representatividade dos exemplares uruguaios, que classificaram um número recorde de conjuntos – oito, no total – e levaram três troféus para a casa; além da marca da integração proporcionada pelo Cavalo Crioulo que levou à pista três países: Argentina, Brasil e Uruguai.
Na categoria fêmeas, a amizade venceu
A égua que puxou a fila das fêmeas logo na 1ª etapa, Baliza III do Itapororó, além de ser a atual Bocal de Ouro, agora é também a Freio de Ouro 2020 na categoria fêmeas. Ela que atingiu 8,500 de morfologia e 21,199 de média final, foi um dos dez animais classificados com o ginete Fábio Teixeira da Silveira. Ele chegou ao domingo com cinco animais entre os 28 melhores do ano e teve que correr a última paleteada “contra ele mesmo”, já que suas duas éguas disputavam prata e ouro. Na ocasião, o ginete solicitou ajuda ao amigo (e também ginete) Lindor Collares Luiz, que assumiu a responsabilidade e fez bonito na corrida de vaca com Divindad 42 Nombrado.
A dupla de éguas não só garantiu o pódio na categoria, como também uniu forças para a comemoração na tradicional volta olímpica. Símbolo de confiança, amizade e companheirismo traduzidos também na entrega de prêmios – já que foi Collares quem recebeu o Freio de Prata conquistado com 20,576 de média. Fábio Teixeira também subiu no pódio para receber o prêmio de Freio de Prata na categoria machos conquistado por Fantástico de São Pedro. Equilibrando três troféus na mão, emocionado e agradecido, ele deu entrevista à equipe da ABCCC e disse que os três cavalos são muito parelhos, de temperamento fora de série e se tornaram competitivos por isso. “Só por estar em uma final do Freio e fazer uma prova boa já é muito importante. Ganhar é melhor ainda”, completou.
Na categoria machos, Colibri Matrero veio para ganhar
Ele que já é um colecionador de prêmios, somou mais um – e não menos importante – título à sua jornada. Colibri Matrero, montado pelo ginete Gabriel Viola Marty, foi impulsionado à vitória desde a etapa de Mangueira I e ao longo das provas levantou diversas placas pretas dos jurados. Segundo o ginete, ao ser questionado sobre a diferença do conjunto que ganhou o Freio de Bronze em 2018 e que agora atinge o nível máximo do pódio, a grande chave para a vitória foi o amadurecimento. “A gente fez um projeto, ele parou um ano para voltar este ano e ganhar o Freio. Esse foi o projeto, eu não posso mentir: a gente veio para ganhar o Freio de Ouro”, destacou. A média final foi de 22,217.
Matrero é filho de Del Oeste Acierto e Colibri Matrera e já foi Freio de Ouro FICCC e Freio de Bronze em Esteio/RS, ambos em 2018, além de ter conquistado o prêmio de 3º Melhor Macho da Expo Prado 2016, na capital uruguaia de Montevidéu. Ele foi um dos seis animais guiados pelo ginete Gabriel Viola Marty, além de um dos cinco exemplares uruguaios na final.
Homenagens também marcaram dia de decisão
Para que fosse possível dar continuidade ao ciclo 2020 e realizar as atividades de seleção da raça Crioula, a dedicação de uma extensa equipe foi necessária. E essas pessoas foram homenageadas antes da etapa de Campo II, no meio da pista principal de Esteio/RS, pelo presidente da ABCCC, Francisco Kessler Fleck. O mandatário entregou uma placa de agradecimento primeiramente ao diretor técnico da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Ricardo Kroeff, criador de Cavalos Crioulos e responsável pela elaboração do protocolo sanitário e de distanciamento social aplicado nas 12 atividades.
Dr. Tita, como é conhecido na comunidade crioulista, esteve presente acompanhando de perto a fiscalização e a adesão das equipes ao longo das etapas e não escondeu a satisfação ao perceber o sucesso do trabalho nessa grande final. Segundo ele, foram mais de 500 pessoas testadas ao longo do período e nenhum caso registrado de Covid-19. “Isso nos encheu de alegria e nos deu a sensação de dever cumprido. Um verdadeiro exemplo para a sociedade e para o país de que a gente pode vencer juntos”, destacou.
Depois de uma importante atuação para o acontecimento das atividades, Luis Antônio Covatti, Secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS, foi o segundo a receber uma placa de agradecimento das mãos do presidente. Ele, que agora é o mais novo associado da Casa, salientou a construção do protocolo inovador cuja gestão também foi muito bem feita. “Fico muito feliz e honrado pela homenagem, agora conseguimos ver que todos os esforços deram certo”, disse.
Quem também recebeu uma placa de homenagem foi o gerente geral da ABCCC, Vagner Motta Studzinski. Ele representou a equipe de funcionários da ABCCC que enfrentou o desafio de organizar e atuar em atividades de seleção de uma forma atípica, nunca antes realizada. Com a placa em mãos, Vagner ergueu o símbolo da homenagem aos colaboradores posicionados na casa dos jurados enquanto faziam o seu trabalho. Assim como o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, pelo reconhecimento e apoio prestado para a realização das atividades no município.
Jurados dividem experiências
Enquanto Mário Móglia Suñé acumula mais de 15 julgamentos de finais do Freio em seu histórico, Gustavo Silveira Rodrigues e Leonardo Rodrigues Teixeira estrearam em 2020 na grande final. Um ano atípico, cheio de desafios e adaptações, mas que ainda revelou a competência de novos jurados da raça Crioula. “Acho muito importante a renovação, não só de ginetes como de jurados e também de diretores. Isso é um trabalho que a associação vem fazendo ao longo dos anos e oportunizando a esses novos jurados. O Gustavo pela primeira vez teve uma oportunidade de julgar o Freio. Apesar de novo, é muito maduro, campeiro, educado, concentrado, com parâmetros tanto em notas morfológicas e funcionais. Realmente uma grande surpresa e eu queria parabenizar ele pela competência” disse Mário. Os jurados responsáveis pelas avaliações da 39ª edição foram: Gustavo Silveira Rodrigues, Luciano Corrêa Passos e Mário Moglia Suñe na categoria fêmeas; e Lauro Varela Martins, Leonardo Rodrigues Teixeira e Thiago Schilling de Ávila na categoria Machos.
Merecedores de destaque
Daniel Teixeira, o ginete que participa do Freio desde os seus 14 anos de idade, recebeu o título de Ginete Destaque da competição. Na última sexta-feira, Daniel fraturou o braço durante o treinamento à noite e, mesmo com o braço enfaixado, decidiu dar continuidade às provas, demonstrando um show de superação na pista de Esteio depois de classificar 13 animais e correr com 11 a final. Já o prêmio de Craque Funcional foi dado ao cavalo argentino Don Pocho El Caudillo, conduzido pelo ginete Tomaz Gonçalves.
CONHEÇA OS CAMPEÕES DO FREIO DE OURO 2020:
🏆 FREIO DE OURO
BOX 15 – BALISA III DO ITAPORORÓ | GINETE: FÁBIO TEIXEIRA DA SILVEIRA
POR GALO DE SANTA EDWIGES E QUERIDONA DO ITAPORORÓ
CRIADOR: CONDOMÍNIO RURAL ITAPORORÓ/SANTA MARTA
EXPOSITOR: ROSALIE TAVARES NEGRINI JONES
ESTABELECIMENTO: CABANHA QUARACI, SANTA CRUZ DO SUL-RS
DOMADOR: EDSON LUIZ OLIVEIRA DA ROSA
MÉDIA: 21,199
🏆 FREIO DE PRATA
BOX 31 – DIVINDAD 42 NOMBRADO | GINETE: FABIO TEIXEIRA DA SILVEIRA
POR MACANUDO DO ITAPORORÓ E CAPELLA LA RIENDA
CRIADOR: GABRIELA ZANCANARO TONET
EXPOSITOR: GABRIELA ZANCANARO TONET E FERNANDO TONET
ESTABELECIMENTO: CABANHA DA FIGUEIRA, PANAMBI-RS
DOMADOR: LUCIANO PINHEIRO
MÉDIA: 20,576
🏆 FREIO DE BRONZE
BOX 30 – JAGUEL NUEVE LUNAS | GINETE: CLAUDIO DOS SANTOS FAGUNDES
POR JAGUEL IDOLO 701 E JAGUEL BOCA PRETA
CRIADOR: GREEN BELT S/A
EXPOSITOR: GREEN BELT S/A E FERNANDO LAMPERT WEIAND
ESTABELECIMENTO: CABANHAS SEPTIEMBRE E MAUFER, CRUZEIRO DO SUL-RS
DOMADOR: FERNANDO CARAPÉ
MÉDIA: 20,470
🏆 FREIO DE ALPACA
BOX 09 – PORAL SANTA RITA | GINETE: JUAN PABLO GONZÁLEZ
POR ILUSTRE MARUPÁ E DECORRÊNCIA DO TAMBORÉ
CRIADOR: JOSÉ MARIA CAMPIOTTI BUELA
EXPOSITOR: JOSÉ MARIA CAMPIOTTI BUELA
ESTABELECIMENTO: CABAÑA DON PORO, LAVALLEJA-UY
DOMADOR: DIEGO FRANCOIS
MÉDIA: 20,255
MACHOS
🏆 FREIO DE OURO
BOX 78 – COLIBRI MATRERO | GINETE: GABRIEL VIOLA MARTY
POR DEL OESTE ACIERTO E COLIBRI MATRERA
CRIADOR: LA PACÍFICA
EXPOSITOR: CABANA LA PACIFICA
ESTABELECIMENTO: CABAÑA LA PACIFICA, URUGUAI-UY
DOMADOR: JULIO TARAMASCO
MÉDIA: 22,217
🏆 FREIO DE PRATA
BOX 72 – FANTÁSTICO DE SÃO PEDRO | GINETE: FABIO TEIXEIRA DA SILVEIRA
POR DEL OESTE MUTANTE E PAMPEANA DO RETIRO DO OURO
CRIADOR: EDUARDO MACEDO LINHARES
EXPOSITOR: EDUARDO MACEDO LINHARES, RODRIGO CASTELLARIN FIALHO
ESTABELECIMENTO: EST NCIA GAP SÃO PEDRO, CABANHA LA PÁTRIA, URUGUAIANA-RS
DOMADOR: EMERSON PEREIRA
MÉDIA: 21,577
🏆 FREIO DE BRONZE
BOX 68 – ZÊZERE DO CANGUCU | FAGNER CRESCENCIO ESPINDOLA
GATEADA, POR BT FARAÓ E AMIGAZA DO CANGUÇÚ
CRIADOR: MAURO DUARTE MABILDE SILVEIRA
EXPOSITOR: JÚLIO CÉSAR CARLOTTO
ESTABELECIMENTO: CABANHA OJ, ERECHIM-RS
MÉDIA: 21,242
🏆 FREIO DE ALPACA
BOX 82 – ESCORPIÃO DE SÃO PEDRO | GINETE: JOSE FONSECA MACEDO
POR PAMPA DE SÃO PEDRO E RASTRA DE SÃO PEDRO
CRIADOR: EDUARDO MACEDO LINHARES
EXPOSITOR: ARTUR FREIRE DIOGO JUNIOR
ESTABELECIMENTO: ESTANCIA SAO DIOGO, SANTA VITÓRIA DO PALMAR-RS
DOMADOR: VINICIUS IANKE
MÉDIA: 20,698
O ciclo do Freio de Ouro 2020 contou com o patrocínio de Supra, Vetnil, Get Track, Facta e Massey Ferguson e com o apoio do Lance Rural e Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Além disso, os apoiadores do Kit Cabanha são: Estância Liberdade, Cabanha Santa Fé, Estância Vendramin e Estância Tamanca.
Fonte: ABCCC