Com a presença de campeões da Expointer, Bocal de Ouro define fileiras morfológicas
Na data em que dois Grandes Campeões morfológicos de Expointer pisaram em pista na decisão de inéditos, o Bocal de Ouro concluiu a sua primeira etapa no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. Com a avaliação, que preencheu a programação desta quinta-feira (18), Que Flor do Recanto Crioulo e Mais Um Magistrado finalizaram o dia em vantagem, como líderes em suas respectivas categorias. Ambos já possuíam campanhas morfológicas premiadas em seus currículos e agora seguem para encarar os desafios funcionais das próximas etapas.
O destaque do julgamento foi o cavalo Mais Um Magistrado. Ele, que em 2019 esteve à frente na fila do grande campeonato da Expointer, entrou gerando expectativas e com a responsabilidade de mostrar mais uma vez a sua qualidade e selo racial. E assim o fez, alcançando a expressiva média de 9,400 – abrindo com isso uma diferença de mais de um ponto sobre o segundo colocado, outro Grande Campeão de Esteio, Inquisitor 1490 Maufer, que obteve 8,300 de nota. Agora, cabe ao zaino colorado enfrentar as etapas funcionais, onde terá a condução do experiente ginete Milton Castro. Magistrado é cria e propriedade da Cabanha Mais Um, de Claudio Omar de Almeida, localizada em São Lourenço do Sul/RS.
>>> CONFIRA A PARCIAL MORFOLÓGICA DA CATEGORIA MACHOS
Na ponta da divisão das Fêmeas até o momento, sobressai a presença de Que Flor do Recanto Crioulo, acompanhada do ginete Antonieto Rosa. De propriedade da Estância Três Coxilhas, de Barra Velha/SC, a gateada bragada tem como expositores Adelmo Hess e Darlan das Neves Mafra. A pista de Esteio, aliás, já é conhecida para a concorrente que é dona de um currículo de campanhas morfológicas, incluindo a participação em duas seleções da Expointer, em 2016 e 2017. Com 8,533 de média morfológica, Que Flor está 0,083 pontos à frente da segunda colocada, Balisa III do Itapororó, com 8,450.
>>> CONFIRA A PARCIAL MORFOLÓGICA DA CATEGORIA FÊMEAS
Uma avaliação minuciosa e um grupo de animais qualificados deram o tom à ordenação das duas categorias. Entre as éguas, cerca de 60% atingiram nota acima de 7 através da avaliação realizada pelos jurados Alexandre Pons Suñe, Jorge Aginelo Nascimento e Mário Móglia Suñe. Situação parecida na divisão Machos, que foi julgada por André Luiz Narciso Rosa, Ciro Manoel Canto de Freitas e Luciano Corrêa Passos. A porcentagem beirou a mesma margem: 58% dos cavalos finalizaram a etapa com médias parciais acima dos 7 pontos. Na largada do Bocal, 48 fêmeas e 43 machos passaram em pista.
Etapas funcionais são o próximo desafio
Agora os olhares se voltam para as características de função da raça Crioula. A competição em busca de uma das 16 vagas – para 8 fêmeas e 8 machos – na final do Freio de Ouro continua a partir das 7h30 desta sexta-feira (19), quando os conjuntos retornam para cumprir Andaduras, Figura, Volta sobre patas e Esbarradas, formando assim assim uma nova parcial entre os concorrentes.
Transmissão
A equipe da ABCCC está trabalhando à todo vapor para que você acompanhe, de onde estiver, tudo o que acontece no maior palco da raça Crioula. A apresentadora Estela Facchin, acompanhada do técnico Cláudio Neto de Azevedo, comentam cada exemplar que entra em pista. Através do WhatsApp (53) 99955-5695, você pode interagir com o time, que está à disposição para esclarecer eventuais dúvidas técnicas.
Onde assistir
▶ facebook.com/cavalocrioulooficial
▶ facebook.com/freiodeouro
▶ instagram.com/cavalocrioulooficial
▶ instagram.com/freiodeouro.2020
▶ www.cavalocrioulo.org.br
Funcionamento e acesso ao Parque
Seguindo o protocolo sanitário de distanciamento social previamente divulgado através dos canais da ABCCC, o acesso ao Parque de Exposições Assis Brasil é restrito. A entrada é permitida somente para as equipes cadastradas previamente e o acesso do público está vetado. O que se estende também para os animais, tendo ingresso livre somente àqueles cavalos que estão listados no Catálogo do Bocal. A equipe de orientadores salienta que é proibida a entrada de crianças menores de 12 anos.
O ciclo do Freio de Ouro 2020 conta com o patrocínio de Supra, Vetnil, Get Track e Facta e com o apoio do Lance Rural e Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Além disso, os apoiadores do Kit Cabanha são: Estância Liberdade, Cabanha Santa Fé, Estância Vendramin e Estância Tamanca.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
19/06/2020 – Sexta-feira
7h30 – Andaduras/Figura/VSP e Esbarradas – Categoria Fêmeas
Continuação – Andaduras/Figura/VSP e Esbarradas – Categoria Machos
20/06/2020 – Sábado
8h – Prova de Mangueira 1 – Categorias Fêmeas e Machos
14h – Prova de Campo 1 – Categorias Fêmeas e Machos
21/06/2020 – Domingo
8h30 – Fase Final (Mangueira 2 / Bayard-Sarmento / Campo 2) – Categorias Fêmeas e Machos
Continuação – Entrega de Prêmios
Fonte: ABCCC