Clima: geada fraca no Sul não deve afetar áreas produtoras

Possibilidade da formação de um ciclone subtropical nos próximos dias entre o Sul e o Sudeste

Na quinta-feira, 5, o dia pode começar com geada fraca entre a serra do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, devido às baixas temperaturas combinadas ao céu claro entre a madrugada e manhã. Um sistema de baixa pressão atmosférica segue atuando na costa da região Sul, e mantém a condição para chuva fraca entre o litoral do Paraná e Santa Catarina e também na serra e litoral norte do Rio Grande do Sul. Este sistema está sendo monitorado, e pode vir a se tornar um ciclone subtropical no Oceano Atlântico entre o Sul e o Sudeste – a confirmar nos próximos dias. Além disso, a Marinha do Brasil alerta para vento forte e ressaca entre Mostardas (RS) e Florianópolis (SC), com ondas que podem chegar aos 2,5m de altura.

No Sudeste, a chuva persiste de forma mais expressiva entre a Zona da Mata de Minas Gerais e todo o Rio de Janeiro, onde os volumes tendem a ser mais elevados e o dia, mais fechado. Entre Norte e Nordeste do País, além do norte de Minas Gerais, tem previsão de mais um dia de temporais com raios, condição para chuva forte e até eventual granizo. Destaque para o oeste e sul da Bahia, Tocantins e sul do Piauí, onde os volumes previstos ainda são altos. Segundo a previsão, todo o interior do Nordeste pode vir a ter transtornos como alagamentos e deslizamentos, por causa do solo já encharcado dos últimos dias. Numa faixa que vai do Rio Grande do Sul a Rondônia, o tempo fica aberto e firme.

Na sexta-feira, 6, ainda tem geada na Serra catarinense ao amanhecer e o mar segue agitado no Sul. Diminui bastante a chuva no Sudeste, que fica restrita ao litoral, Rio de Janeiro, Espírito Santo e leste de Minas Gerais. O tempo fica bem fechado e com chuva a qualquer hora do dia numa faixa que vai do leste do Amazonas até o oeste da Bahia. Segue a previsão de um sistema de baixa pressão atmosférica no Oceano Atlântico, que pode vir a ser nomeado como ciclone subtropical pela Marinha.

Fonte: Canal Rural

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo