Chuva esperada para o Rio Grande do Sul não anima

Até o fim de semana, o estado pode ter até episódios de precipitações fortes, mas os volumes são insuficientes para reverter o déficit hídrico

A aproximação de uma nova frente fria provoca chuva forte no Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, nesta quarta-feira, 29. As pancadas podem vir acompanhadas por granizo, raios e ventos de 50 km/h.

Vale ressaltar que apesar de fortes, as chuvas não devem ser volumosas. Assim, o quadro de déficit hídrico no Rio Grande do Sul continuará. De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, da Somar, até tem chovido em algumas áreas gaúchas, principalmente no norte do estado, mas o calor tem sido tão forte que rapidamente a umidade se desprende por evapotranspiração.

Já na quinta-feira, 30, a previsão é de chuva em toda a região por conta da combinação de instabilidades. No entanto, o volume não deve ultrapassar 15 milímetros em diversas áreas. A Somar mantém o risco de raios e granizo no noroeste gaúcho, oeste catarinense e sudoeste paranaense.

A frente se afasta na sexta-feira, 31, mas uma área de baixa pressão atmosférica no oceano pode provocar chuva forte e volumosa em áreas costeiras de Santa Catarina e do Paraná, sem pegar as áreas agrícolas. O tempo firme volta a predominar em áreas da fronteira oeste e da Campanha gaúcha, mas o céu deve continuar nublado nessas áreas.

No fim de semana, a tendência ainda é de chuva em boa parte da região, mas com atenção voltada ao Paraná por conta do maior potencial para chuva forte e volumosa.

“Para a colheita da soja, a chuva pode atrapalhar, mas garante umidade para a instalação da segunda safra de milho”, comenta Oliveira.

Fonte: Canal Rural

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo