Zebuínos contarão com seis raças presentes na Expointer 2019

A 42ª edição da Expointer, marcada para o período de 24 de agosto a 1º de setembro no parque estadual de exposições Assis Brasil em Esteio (RS) contará com aproximadamente 25% a mais de exemplares zebuínos expostos em relação a edição de 2018. Um dos fatores que motivaram este crescimento, foi o aumento no número de criadores que estarão expondo raças zebuínas (nove a mais que no ano passado). “Tivemos inscrições de animais oriundos de vinte e oito expositores diferentes, sendo vinte e três deles do Rio Grande do Sul, onde também houve incremento. Selecionadores de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás também inscreveram exemplares” informa o  gerente executivo da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (Acgz), Nathã Carvalho.

O destaque fica por conta da raça Tabapuã, que apresentou a maior evolução no volume de indivíduos inscritos (81,82%). No pavilhão de bovinos de corte da Expointer 2019, estarão presentes exemplares das raças Brahman, Guzerá, Indubrasil, Nelore (padrão e mocho) e Tabapuã. Já no pavilhão destinado aos bovinos de leite, 80 exemplares da raça Gir Leiteiro estarão sendo exibidos por nove criadores gaúchos, que neste ano comemoram os 10 anos de participação da raça na feira e também os 10 anos de existência do núcleo gaúcho de criadores. Um espaço do Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro e Girolando (Ngcglg) no pavilhão, irá oferecer produtos (como queijos) produzidos com leite de Gir Leiteiro para degustação.

Com a organização da Acgz, a participação do zebu na Expointer mais uma vez irá contar com o expressivo apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (Abcz), que possui sede em Uberaba (MG). Atividades como a já tradicional degustação de carne de zebuínos (de 26 a 30/08 a partir das 15h na lateral do pavilhão de bovinos de corte) e participação na vitrine da carne gaúcha (29/08 às 10h30 e 30/08 às 16h30), são alguns exemplos de ações conjuntas das duas entidades na exposição. Outro ponto alto da programação, deverão ser os julgamentos das raças zebuínas, que ocorrerão entre os dias 25 e 28/08 a cargo da Drª Tatiane Almeida Drummond Tetzner, experiente jurada no Brasil e no exterior.

Na quarta-feira, 28/08 a partir das 19h, ocorrerá na sede da ABCZ/ACGZ, um coquetel de confraternização e de entrega de prêmios. O evento, assim como as outras atividades previstas, contarão com a presença do presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel Machado Borges, que estará acompanhado pelo futuro presidente recém eleito (em 12/08) para a gestão 2020/2022, Rivaldo Machado Borges Jr, além de outros membros da diretoria da associação.

O presidente da Acgz, o selecionador Fábio Bittencourt, comemora o crescimento de inscritos “O incremento de criadores participantes, inclusive de novos expositores do Rio Grande do Sul e de outros estados, é uma demonstração que o momento é favorável às raças zebuínas” explica. Segundo ele, esse momento já é perceptível pelos selecionadores gaúchos. “Por suas características, a genética zebu é fundamental para os atuais sistemas de produção, em que há a necessidade de animais capazes de produzir nas atuais condições de nosso ambiente, onde há aumento das temperaturas médias anuais e da resistência dos ectoparasitas aos produtos veterinários. Além disso, os produtores comerciais já conhecem os incrementos produtivos resultantes da heterose da utilização do zebu nos cruzamentos para carne e leite” finaliza. Para os interessados, haverá zebuínos a venda diretamente nos boxes com os expositores.


PROGRAMAÇÃO

Segunda-Feira – 19 de agosto
08h: Início da entrada dos animais

Quinta-Feira – 22 de agosto
23h59min: Prazo final para a entrada de animais da raça Gir Leiteiro

Sexta-Feira – 23 de agosto
15h: Admissão da raça Gir Leiteiro no pavilhão de bovinos de leite

23h59min: Prazo final para a entrada de animais das demais raças

Domingo – 25 de agosto
9h: Julgamento de machos e fêmeas jovens da raça Gir Leiteiro – Pista 8 (bovinos de leite)

9h: Admissão e pesagem das raças Brahman, Guzerá, Indubrasil, Nelore e Tabapuã – Centro de admissão

14h: Julgamento de fêmeas adultas / grandes campeonatos da raça Gir Leiteiro – Pista 8 (bovinos de leite)

19h: Coquetel de confraternização e entrega de prêmios do Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro e Girolando

Segunda-Feira – 26 de agosto
10h: Julgamento da raça Brahman – Pista 2 (central)

15h: Degustação de carne zebu – (Lateral do pavilhão de bovinos de corte)

Terça-Feira – 27 de agosto
9h: Julgamento da raça Indubrasil – Pista 3

14h: Julgamento da raça Tabapuã – Pista 3

15h: Degustação de carne zebu – (Lateral do pavilhão de bovinos de corte)
19h: Assembleia geral ordinária de associados – Sede

Quarta-Feira – 28 de agosto
14h: Julgamento da raça Guzerá – Pista 3

15h: Degustação de carne zebu – (Lateral do pavilhão de bovinos de corte)
19h: Coquetel de confraternização e de entrega de prêmios

Quinta-Feira – 29 de agosto
10h30: 1ª sessão do Zebu na Vitrine da Carne Gaúcha – Pavilhão internacional

15h: Degustação de carne zebu – (Lateral do pavilhão de bovinos de corte)

Sexta-Feira – 30 de agosto
10h: Desfile oficial dos grandes campeões – Pista central

15h: Degustação de carne zebu – (Lateral do pavilhão de bovinos de corte)
16h30: 2ª sessão do Zebu na Vitrine da Carne Gaúcha – Pavilhão internacional

Domingo – 01 de setembro
19h: Saída dos animais
Fonte: Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (Acgz) 

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo