Vaca de Humaitá é exemplo morfológico da raça holandesa na Expointer

Jurado norte-americano avaliou os exemplares na exposição da Gadolando na Expointer 2019

A pista do gado leiteiro na Expointer 2019 foi conquistada pela vaca batizada de Penz 13 Jojo AL GW Atwood TE, em parceria entre as cabanhas Penz e Santa Clara, de Humaitá (RS). A exemplar foi escolhida como Grande Campeã morfológica e Campeã Vaca Jovem da raça holandesa nesta quinta-feira (29), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

A escolha da exemplar coube ao jurado norte-americano Roger Turner, que veio especialmente para julgar a exposição da raça. “A campeã levou vantagem, principalmente, pela forma como ela caminha, os seus aprumos superiores e também por causa do tamanho e posicionamento dos seus tetos”, explicou o especialista.

O criador e expositor da vaca vencedora do principal título da exposição promovida pela Associação dos Criadores de Gado Holandês (Gadolando) é Nacir Cristiano Penz. “A Expointer é a possibilidade de mostrar a genética, o trabalho que se faz em casa, o manejo, a capacidade dos profissionais envolvidos, a nutrição, o envolvimento e a capacidade de uma equipe que está envolvida nessa atividade durante o ano todo”, afirmou. “Quem está fazendo o trabalho certo não ganha sempre mas é preciso estar preparado para, em algum momento vencer e foi o que aconteceu conosco”, complementou.

Para o presidente da Gadolando, Marcos Tang, os animais que participaram da exposição são exemplo de qualidade. “A genética das nossas campeãs não perde em nenhum lugar do mundo e o nosso público é muito crítico”, comparou. O dirigente destacou que nesta edição da Expointer estão presentes 37 expositores da raça holandesa. “O produtor de leite está se unindo cada vez mais e, a cada ano, renova sua esperança mesmo com os altos cultos para participar de eventos. Queremos o melhor produto para o nosso consumidor”, finalizou.

Participaram do anúncio da vencedora o subsecretário do Parque de Exposições Assis Brasil, José Arthur Martins, e o presidente da Frente Parlamentar Agropecuária do Rio Grande do Sul, deputado estadual Rodrigo Lorenzoni.

Fonte: Gadolando 

Foto: JM Alvarenga / Gadolando

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo