Trinta anos depois, Sol a Sol volta a ser realizado em Giruá, diz Emater/RS

As comunidades rurais de Giruá voltaram a confraternizar, 30 anos depois da última edição, na fase municipal dos Jogos Rurais Sol a Sol. A retomada dos Jogos ocorreu neste domingo (25), acompanhada por um público de mais de 700 pessoas, que prestigiou as diversas modalidades individuais e coletivas.

O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Giruá e pela comunidade anfitriã, Boca da Picada. Entre as modalidades disputadas por 287 atletas, sendo homens e mulheres de diferentes faixas etárias, estiveram futebol cinco, voleibol, milho no buraco, batida de prego, corrida de saco, cabo de guerra, chute de pênalti, bocha, corte de lenha, debulha de milho, salto em distância, tiro de laço na vaca parada, entre outros.

Também houve escolha da Garota, do Garoto, do Homem e Mulher Sol a Sol. A faixa de Garota Sol a Sol foi para Karine Mendonça de Oliveira, da comunidade de Mato Grande. Já o título de Mulher Terceira Idade ficou com Valmi Scherer Weber, de Boca da Picada, e de Homem Terceira Idade, com Amarino de Almeida Marque, da localidade de Santa Lúcia.

Entre os objetivos do evento estão a integração das famílias rurais e das entidades parceiras que atuam para o desenvolvimento rural sustentável; promoção de melhorias na área de lazer e de organização rural; levantamento de recursos para as comunidades usarem em infraestrutura comunitária; envolvimento das famílias rurais com esporte, lazer e recreação em uma mesma oportunidade; resgate cultural e promoção da integração entre várias gerações com inclusão social.

Como tudo começou
Em 1982, um grupo de extensionistas da Emater/RS-Ascar do Noroeste gaúcho iniciou um trabalho voltado ao lazer e à recreação das famílias rurais. A iniciativa surgiu a partir da reivindicação de mulheres e jovens rurais para mais lazer e melhor qualidade de vida no meio rural.

Diante do desafio, foi organizado ainda naquele ano um torneio padronizado, os “Jogos Rurais Sol a Sol”, uma referência ao feito da família rural, que acordava cedo e trabalhava até o fim do dia, ou seja, do nascente ao poente do sol. Assim, a primeira edição envolveu famílias rurais, em fases municipal, microrregional e regional.

A partir do regulamento elaborado, foram iniciados trabalhos de sensibilização junto às equipes de extensionistas municipais, a fim de mobilizar o público. Giruá passou a realizar a fase municipal dos Jogos Rurais Sol a Sol em 1984, seguindo anualmente até 1988 e a 6ª edição, em 1989.

Diante dos anseios apresentados pelas famílias rurais, a equipe municipal da Emater/RS-Ascar uniu esforços com a Prefeitura de Giruá e a comunidade de Boca da Picada para, em 2019, realizar a 7ª edição, voltando a oportunizar às famílias rurais momentos de lazer, esporte, integração entre comunidades e organização social.

O evento contou com o apoio da Agropecuária Giruá Ltda, TransLupi Transportadora, Agrovema, Coopermil, Cegil, Sicredi, Habilitare Clínica de Saúde, Posto do Marcos, Madeireira e Serraria Schmidt, Auriverde, Cultivar, Pippi Máquinas, Taborda Transportes, Atelier Encantare e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.


Fonte: Emater/RS 

Foto: Divulgação / Emater-RS

Mostrar mais
Fechar