Soja: com menos chuvas, ritmo do plantio quase dobra no RS, em uma semana

Apesar do avanço, trabalhos ainda estão atrasados se comparados a 2018. Confira as condições de plantio em 18 municípios do estado!

O Rio Grande do Sul semeou 53% da área de soja estimada em 5,978 milhões de hectares. Isso representa um atraso em comparação aos 63% de 2018 e os 60% da média histórica. Todas as lavouras se encontram em desenvolvimento vegetativo, afirma a Emater-RS. Em geral, a cultura segue melhorando seu desenvolvimento, apresentando folhas maiores e com coloração verde intenso. Segundo a entidade, foram observados poucos registros de incidência de pragas até o momento.

Ijuí, foram semeadas 58% da área de 973 mil hectares

A cultura encontra-se 100% em fase de desenvolvimento vegetativo. Segundo a Emater-RS as condições favoráveis de tempo permitiram avanços no plantio.

“No início da semana, o solo apresentava umidade um pouco acima da ideal, mas os produtores optaram pela semeadura. As precipitações ocorridas durante a semana interromperam novamente o plantio, que foi retomado na sexta-feira nos locais onde a intensidade das chuvas não foi excessiva”, afirma a entidade em seu relatório semanal.

Santa Rosa, foram semeadas 45% da área de 708 mil hectares

As lavouras implantadas se encontram 100% na fase de germinação e desenvolvimento vegetativo, com bom estande de plantas. Segundo a Emater-RS, as boas condições do tempo favoreceram o avanço dos trabalhos, principalmente no último fim da semana, após a diminuição da umidade do solo que possibilitou o trânsito das máquinas nas áreas da cultura.

“Os produtores dividiram suas atividades entre a semeadura e a dessecação das
lavouras com herbicidas para diminuir a infestação de plantas espontâneas, cuja intensidade
aumentou em função da liberação das áreas anteriormente ocupadas com o cultivo de trigo,
totalmente colhidas”, afirmou a Emater.

A entidade ainda relata que em algumas áreas na região das Missões, houve registro de tombamento de plântulas causado pelo fungo de solo Rhizoctonia solani, obrigando os produtores a realizarem replantio.

Soledade, foram semeadas 30% da área de 438 mil hectares

Segundo a Emater, os produtores aproveitaram o tempo firme e a umidade adequada do solo para acelerar a semeadura, operando inclusive no turno da noite. As lavouras implantadas se encontram 100% na fase de desenvolvimento vegetativo, com bom estande de plantas.

“Em algumas lavouras da região, foi observada morte de plantas por excesso de umidade e ataque de fungos de solo”, diz.

Frederico Westphalen, foram semeadas 65% da área estimada

Segundo a entidade, os produtores aproveitaram o período favorável para realizar os plantios. As lavouras se encontram 100% na fase de desenvolvimento vegetativo.

Bagé, foi semeado 15% da área de 780 mil hectares

Por lá, de acordo com levantamento da Emater-RS, a semana foi marcada por tempo favorável com predomínio de sol, alternando com a ocorrência de pancadas de chuvas. As temperaturas amenas pela manhã e mais elevadas à tarde colaboraram para o bom desenvolvimento da cultura.

“Em Hulha Negra a semeadura seguiu em ritmo intenso para garantir o estabelecimento das lavouras na época preferencial, que se estendeu até 20 de novembro, sobretudo com as cultivares de ciclo precoce”.

Passo Fundo, foi semeado 65% da área de 656 mil hectares

“As lavouras implantadas encontram-se 100% na fase de desenvolvimento vegetativo. Os produtores de soja aproveitaram o período de tempo favorável e seguiram realizando preparo de novas áreas e semeadura.”

Porto Alegre, foi semeado 16% da área de 120 mil hectares

Segundo a Emater, as lavouras implantadas se encontram 100% na fase de desenvolvimento vegetativo. “Os produtores seguem realizando dessecações e preparando novas áreas para plantio.”

Caxias do Sul, foi semeado 30% da área de 227 mil hectares

“Entre os produtores que semearam após as chuvas, alguns terão que ressemear, porque a germinação foi desuniforme devido ao excesso de umidade no solo e à presença de fungos, favorecida por essas condições. As lavouras se encontram 100% na fase de desenvolvimento vegetativo”, diz a Emater.

Santa Maria, foi semeado 45% da área prevista;
São Lourenço do Sul, foi semeado 50% da área prevista;
Canguçu, foi semeado 37% da da área prevista;
Arroio Grande, foi semeado 34% da área prevista;
Herval, foi semeado 30% da área prevista;
Jaguarão, foi semeado 27% da área prevista;
Piratini, foi semeado 25% da área prevista;
Dom Pedrito, foi semeado 55% da área estimada;
Pelotas, foi semeado 29% da área de 406 mil hectares;
Erechim, foram semeadas 70% da área estimada.

Fonte: Canal Rural

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo