Senar/SC forma primeira turma do Curso Técnico em Agronegócio em Rio do Sul

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promove neste sábado (31), a formatura da primeira turma do polo presencial de Rio do Sul do Curso Técnico em Agronegócio da rede e-Tec. A solenidade está prevista para as 19 horas no Clube Caça e Tiro, em Rio do Sul. Serão 26 novos técnicos que receberão o certificado. O objetivo do curso é formar profissionais habilitados na aplicação dos procedimentos de gestão e de comercialização do agronegócio, visando os diferentes segmentos e as cadeias produtivas da agropecuária brasileira.

Luziane Sidooski, de 20 anos, é moradora de Agrolândia, localidade de Serra dos Alves. Filha de produtores rurais, atua na propriedade onde cresceu junto com a família. Na agricultura familiar, trabalha com a bovinocultura de leite, plantio de milho para silagem e grão para consumo próprio. “Busquei o curso para obter conhecimento e qualificação. Gosto de estar em contato com a terra e no manejo dos animais. Ter a oportunidade de melhor gerenciar a minha propriedade e, futuramente, repassar o que aprendi a outro produtor, através da assistência técnica”, relembra a jovem.

Segundo ela, o que mais gostou foram as aulas práticas sobre gestão da propriedade, as melhorias que podem ser empregadas e como ser um bom profissional, estando apto a melhor atender o produtor e a própria propriedade. “Ótimo conteúdo, tutores prestativos e atendendo a todas as nossas dúvidas. Recomendo e indico para todo jovem que quer ficar na propriedade, buscando o conhecimento e inovando as técnicas de produção”, afirma a jovem que depois de formada pretende exercer a profissão dando assistência técnica como extensionista, conciliando com o trabalho na propriedade da família.

O presidente do Sindicato Rural de Rio do Sul, Ereno Marchi, comemora a conclusão da primeira turma no município e agradece a confiança do Sistema Faesc/Senar em levar para Rio do Sul o curso.

“É uma oportunidade única para os produtores rurais, principalmente os jovens para que vejam os benefícios de permanecer no meio rural. O agronegócio é a base econômica do nosso País e Estado e somente por meio de profissionalização é que alcançaremos voos mais altos. Toda a equipe envolvida nesse curso está de parabéns pelo esforço e dedicação para que essa primeira turma seja concluída com êxito e aproveitamento total. Rio do Sul e região ganham excelentes técnicos em agronegócio”, complementa.

O curso é promovido de maneira gratuita com a carga horária de 80% das aulas a distância e 20% presenciais, com visitas de campo para conhecer a realidade local das propriedades e empresas rurais. A coordenadora estadual do curso, Katia Zanela, salienta que após formados, os profissionais podem atuar em empresas comerciais, estabelecimentos agroindustriais, serviços de assistência técnica, além de extensão rural e pesquisa.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, destaca que a formatura de Rio do Sul é a oitava do curso técnico em agronegócio em 2019. Desde que iniciou, em 2016, o curso já formou 488 técnicos em agronegócio espalhados em polos de apoio presencial em todo o Estado. Atualmente são 12 polos e cinco novas turmas que iniciaram em julho nos municípios de Braço do Norte, Campo Alegre, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e São José.

“Formar a primeira turma em Rio do Sul é a confirmação do sucesso desse curso que já se consolidou em Santa Catarina. O Senar busca promover capacitação de qualidade para o desenvolvimento do meio rural. Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos e parabenizamos a primeira turma de formandos de Rio do Sul”, complementa o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo.


Fonte: Sistema Faesc/Senar-SC 

Foto: Renata dos Santos / Faesc/Senar

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo