Semifinal de Paleteada define os primeiros finalistas do ciclo
De onde saem os campeões? É com essa pergunta que em três dias decisivos, Uruguaiana/RS deu início ao circuito de semifinais de Paleteada. A primeira classificatória do ciclo 2019, realizada entre os dias 22 e 24 de março, reuniu 102 duplas, das quais 20 garantiram vaga para a final na Expointer, marcada para os dias 29 e 30 de agosto. As duas Classificatórias que ainda acontecem nos meses de abril em Santa Vitória do Palmar/RS e em maio na cidade de Lavras do Sul/RS, selecionam mais 40 duplas para a final. Clique aqui para conferir as datas.
O evento, sediado no Parque Agrícola e Pastoril, foi uma organização da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) em parceria com o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Flávio Bastos Tellechea (NCCCFBT). A supervisão técnica foi realizada por Manoel de Macedo Pons Neto. A dupla de jurados responsável pela competição foi composta por Renato Morrone e Thiago Schilling de Ávila.
Subcomissão em ação
A Paleteada tem se destacado – ao longo dos últimos anos – pelo crescimento no número de competidores e pelo desenvolvimento das habilidades de quem compete. A qualidade vista em pista é uma dos fatores responsáveis pelas alterações no regulamento da modalidade. De acordo com Leonardo Rodrigues Teixeira, coordenador da Subcomissão de Paleteada, as disputas se tornaram cada vez mais “acirradas” e da diferença mínima entre as notas surgiu a necessidade de novas adaptações no regulamento. “Os competidores têm se qualificado cada vez mais. Falando especificamente daqui, estamos no maior centro de paleteadores, a região da fronteira Oeste. Essa Classificatória é um espelho para outras provas de Paleteada. Começamos o ciclo com um nível excelente já na primeira semifinal”, conta Leonardo. O coordenador também destaca que os próximos locais onde serão as Classificatórias não tem um número tão grande de competidores, mas são regiões de muita tradição na modalidade.
A tradição de paletear
Uma competição para todos, com um grande número de adeptos, especialmente na região de Uruguaiana. Historicamente falando, as primeiras Paleteadas no Brasil foram realizadas aqui, trazidas da Argentina na década de 70. Desde então a tradição também vem crescendo nas cidades ao redor. Segundo Cláudio Martins Bastos, presidente do Núcleo, a criação de gado propício para a competição também é um fator que influencia na fixação da modalidade na região. “Existem grandes propriedades em Uruguaiana, com um gado excelente, homogêneo. Além disso, a tradição passa entre as gerações nas famílias. Esse é um dos trabalhos do Núcleo, incentivar os competidores para que tragam os filhos e toda a família junto”, relata Cláudio. O presidente também conta que uma das primeiras ações ao assumir o NCCCFBT foi o solicitar a realização de uma semifinal de Paleteada na cidade.
O julgamento
Sintonia entre os ginetes, velocidade, domínio, submissão do animais. Muitas são as variáveis que acompanham os competidores durante a prova. Para o jurado Renato Morrone, começar o ciclo de Classificatórias de Paleteada em Uruguaiana é emblemático. “Estamos em um local pioneiro para a modalidade. Além da qualidade da pista e do gado, os competidores mostraram muita qualidade ao longo dos três dias. É uma satisfação muito grande julgar uma prova como essa”, comenta Renato. De acordo com Thiago Schilling Ávila, um dos desafios dos competidores é manter o nível de atenção durante a prova nos três dias. “Como em todos os campeonatos de Paleteada, vence a dupla que errar menos. Hoje os ginetes que subiram ao pódio no primeiro lugar estavam com animais excelentes e tiveram um desempenho com poucos detalhes a serem melhorados”, explica Thiago.
Confira o resultado:
1º lugar
GUINTER DE QUADROS MONTANDO HELIODORO CIMARRON E EMERSON TOME MONTANDO CHIMANGO DOS HERMANOS
2º lugar
LUIZ ALBERTO MARTINS BASTOS MONTANDO PIONEIRA 3777 DA TRADIÇÃO E PEDRO HAMM MONTANDO PRENDA MINHA 3762 DA TRADIÇÃO
3º lugar
NELSON PERES MONTANDO JOTACE UMBÚ E FLAVIO PIEGAS MONTANDO BT BELLESA
Demais classificados:
– GUSTAVO MARTINS MONTANDO TROPA LARGA G DO CAMBOIM E PEDRO HAMM MONTANDO QUERENCIA F DO CAMBOIM
– PABLO RODRIGUES MONTANDO CH RAPARIGA E MAURICIO COSTA MONTANDO NUVEM BRANCA DO BOEIRO
-LEONARDO PAVIN MONTANDO PP NUESTRA DA RENASCER E MAURICIO COSTA MONTANDO PP QUE LINDA FLOR DA RENASCER
– EMERSON TOME MONTANDO CAMB QUARTELA 522 E GUINTER DE QUADROS MONTANDO CAMB RUBIROSA 473
– LUIZ EDUARDO PEREZ MONTANDO LAÇADOR TAQUARI E PEDRO HAMM MONTANDO RPS HERCULES 30
– VAGNER CUNHA MONTANDO ROSÁRIO PÉROLA E VICENTE SALDANHA MONTANDO APOLO DA TRADIÇÃO
– DOUGLAS OLIVEIRA MONTANDO AS MALKE SERVIDOR E PABLO RODRIGUES MONTANDO DIAMANTE DA OURO VERDE
– CARLOS FELIX MONTANDO FANTASIA II DE PAI PASSO E SILVIO RIBEIRO MONTANDO CHARRUA II DE PAI PASSO
– LEONARDO SILVEIRA MONTANDO CABOCLO 271 DO JARAU E MATHEUS SILVEIRA MONTANDO OEA ALECRIM
– EDSON DA ROSA MONTANDO VACARIA DO ITAPORORÓ E JULIO CESAR HAX MONTANDO DAMA ALEGRE DO REBULIÇO
– ALEXANDRE MARTINS MONTANDO SANTO IZIDRO DÁDIVA E MANOEL FRANCISCO ZIRBES RODRIGUES MONTANDO CASTELHANO DA CAMILA
– CARLOS FELIX MONTANDO ÚLTIMA DE PAI PASSO E ALESSANDRO BRUM MONTANDO ZANGADO DE PAI PASSO
– JANUARIO AMARAL MONTANDO BOLEADOR GARRUCHA E PABLO FIALHO MONTANDO CONQUISTA DO CAPÃO SECO
– PABLO RODRIGUES MONTANDO TOURO PASSO UTOPIA E MAURICIO COSTA MONTANDO TOURO PASSO SOLANA
– TIAGO SALDANHA MONTANDO ANTÚRIO DO MANANTIAL E RENAN SALDANA MONTANDO AMULETO DO MANANTIAL
– RENAN RODRIGUES DE FREITAS MONTANDO MARGARIDA 703 DO BARULHO E LUIZ ALBERTO MARTINS BASTOS MONTANDO SINHA MORENA 3615 DA TRADIÇÃO
– RENAN SALDANHA MONTANDO GAÚCHO BLAU 315 DO JARAU E ORLANDO BANDEIRA MONTANDO YVITUHATÃ JAMACHI MI PAJARITO
Fonte: ABCCC