São Bibiano faz dobradinha na Expointer, diz ABA

A Cabanha São Bibiano, de Uruguaiana (RS), veio para Esteio com tudo este ano. A propriedade do criador Antônio Martins Bastos Filho arrematou o grande campeonato entre as fêmeas e os machos, em uma dobradinha histórica batizada pela genética do mesmo pai: o touro PVF Insight 0129. O grande campeão Angus da Expointer 2019 é o reprodutor São Bibiano Insight 7811 (box 807) e a grande campeã, a vaquilhona maior São Bibiano Daddy 7926 (box 864).

Segundo ele, a conquista marca a dedicação de uma vida à cabanha. “Foi uma das melhores representações da minha vida”, confidenciou o pecuarista, reforçando que se manter em destaque em pistas como a da Expointer exige investimento e dedicação. “Vencer em uma feira com esse nível só pode nos deixar muito feliz”, comemorou. O título de reservado grande campeão foi para Reconquista 2824 Candelero Bismarck (box 810), da Fazenda Reconquista , de Alegrete (RS), de José Paulo Dornelles Cairoli. O terceiro melhor macho da Expointer 2019 também é da São Bibiano: o terneiro São Bibiano Líder 7995 (box 783).

A grande campeã Angus da Expointer 2019 já tem experiência com vitórias nas pistas do Parque de Exposições Assis Brasil. A vaquilhona maior São Bibiano Daddy 7926 desfilou com a faixa de grande campeã em 2017, quando estava na barriga da mãe: a vaca São Bibiano Daddy 7524 TE Zorzal. A genética da propriedade, que tem mais de 60 anos de seleção da raça, foi escolhida pelo jurado argentino Lucas Lagrange pela harmonia do ventre que também já está prenhe. Segundo ele, os avanços da Angus no Brasil e na Argentina são notáveis e colocam os rebanhos em posições parecidas em relação ao desenvolvimento genético.  Lagrange destacou o equilíbrio entre feminilidade, musculatura e estrutura corporal entre as fêmeas e a excelente capacidade de trabalho dos machos. “Os animais que formaram a linha final eram muito bons”, elogiou.

A reservada de grande campeã é a vaquilhona PWM Alina TEICB2485 Erica (box 849), do criador Paulo de Castro Marques, da Casa Branca Agropastoril, de Silvianópolis (MG). A terceira melhor fêmea é Belíssima SM010 Quebrant de São Marco (box 882), pertencente a Fazendas Reunidas Pansul/ Fazenda São Marco, de Itapeva (SP).

Angus na Expointer 2019
A Associação Brasileira de Angus participa da Expointer 2019 com 194 animais inscritos (103 exemplares de argola, 75 rústicos Angus e 16 rústicos Ultrablack) e uma vasta programação que inclui julgamentos, eventos gastronômicos e debates técnicos. Neste ano, a programação da Associação Brasileira de Angus  conta com a parceria da Genex, o patrocínio do Banco Sicredi e da empresa AgroBella e apoio da Allflex e da Solução Genética.


Fonte: Associação Brasileira de Angus (ABA) 

Foto: Gabriel Olivera / ABA

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo