Santa Margarida do Sul sedia 1ª Festa da Cordeira e 3º Concurso de Borregas

Nesta sexta-feira (15/02), inicia em Santa Margarida do Sul, na região Campanha, a 1ª Festa da Cordeira e a 3ª Final Regional do Concurso de Borregas da Pecuária Familiar, no Parque Municipal de Eventos Olympio Bicca Estrázulas.

Os eventos se estendem até o sábado (16) e são promovidos pela Associação dos Produtores Rurais do município e Emater/RS-Ascar, com apoio da Prefeitura Municipal de Santa Margarida do Sul, Cooperativa de Lã Tejupá, Associação de Criadores de Ovinos de Santa Margarida do Sul (Acosm) e Escritório de Defesa Agropecuária (EDA).

Na 1ª Festa da Cordeira será promovida pela Emater/RS-Ascar uma mostra temática chamada “Caminhos da Lã no Artesanato Gaúcho”, que conta a história da lã, como e quando ocorreu o apogeu da ovinocultura no Rio Grande do Sul, assim como o surgimento do artesanato em lã e pele ovina, seu declínio e sua reestruturação. A mostra é itinerante e já fez parte do Congresso Mundial de Corriedale em São Gabriel, além de já ter passado por cidades como Lavras do Sul e Bagé.

De acordo com a extensionista social do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Santa Margarida do Sul, Viviane de Leão Dutra, a mostra é um passo a passo da história da lã, contando toda sua trajetória. “A ideia é identificar e mostrar ao público o que muitos não conhecem. Mostrar para que serve cada raça, algumas para lã e outras para carne, além de ajudar o público a identificar cada uma delas”, ressalta.

No sábado, às 15h, está programado um desfile de artesanato em lã ovina, com peças de vestuário, mantas e toucas confeccionadas por artesãs de Lavras do Sul e São Gabriel. As peças ainda serão comercializadas durante o evento.

Concurso de borregas
Além do desfile, está programado para acontecer no sábado (16), às 9h, a 3ª Final Regional do Concurso de Borregas da Pecuária Familiar, com a inscrição de aproximadamente 15 trios das raças Merino Australiano, Ideal, Corriedale naturalmente colorido, Romney Marsh, Texel e Ile de France. Os criadores são dos municípios de Rosário do Sul, Cachoeira do Sul, Vila Nova do Sul, São Gabriel, Caçapava do Sul e Quaraí.

“O objetivo é estimular a melhoria dos rebanhos dos produtores da região, além de promover a integração do pessoal e mostrar o trabalho dos técnicos que atuam junto aos produtores”, aponta o extensionista rural do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Santa Margarida do Sul, Joanderson Forgiarini.

Viviane de Leão Dutra conta que é de fundamental importância a participação da Instituição nas atividades que estão ocorrendo em Santa Margarida do Sul.

– Trabalhando e apoiando a pecuária familiar há mais de 20 anos, inclusive criando o Concurso Municipal de Borregas, a ovinocultura do município está em um patamar de melhorias na genética e no preparo dos animais a cada ano -, garante Viviane.
Fonte: Emater/RS 

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo