Santa Joana vence Mérito Genético 2019 na Expointer, diz ABA

A Cabanha Santa Joana, de Santa Vitória do Palmar (RS), do criador Ulisses Rodrigues Amaral, é hexacampeã do troféu Mérito Genético, concedido pela Associação Brasileira de Angus. Em cerimônia realizada na noite de quarta-feira (28), durante a Expointer, o criador foi agraciado com a honraria que destaca o criatório com maior resultado no ano em melhoramento de rebanho. “É uma satisfação porque reconhece nosso trabalho e mostra que estamos no rumo certo na seleção que estamos promovendo”, frisa o criador, que levou seis das 13 premiações já realizadas.

A história da genética da Santa Joana teve início ainda na década de 50. Mas foi nos anos 80 que Ulisses Amaral passou a atuar na fazenda da família, incluindo avaliações do Promebo e qualificando a seleção do rebanho com base em dados em uma época que os indexadores ainda eram pouco usados na pecuária nacional. “Também fomos pioneiros na avaliação de carcaças e isso nos faz colher esses frutos”. 

Além do mérito, também foram entregues durante a solenidade os troféus aos vencedores do Ranking de Criadores e Expositores de 2019. A Fazendas Reunidas Pansul, Fazenda São Marco, de Itapeva (SP), venceu o Ranking Nacional de Criadores e Expositores Angus de 2019. Na disputa dos rústicos, quem ficou com o destaque foi a Cabanha Soldera, dos Irmãos Soldera, de Panambi (RS).

Durante a solenidade, o presidente da Associação Brasileira de Angus, Nivaldo Dzyekanski, reforçou seu compromisso em atuar pelo desenvolvimento da raça ao lado dos associados. “A Associação Brasileira de Angus é dos associados, queremos que todas as nossas ações tenham a participação dos criadores. Sem a união entre a diretoria, os associados e os nossos parceiros, a Angus não teria o espaço e a visibilidade que tem hoje”, afirmou.

Angus na Expointer 2019
A Associação Brasileira de Angus participa da Expointer 2019 com 192 animais inscritos (103 exemplares de argola e 75 rústicos Angus e 14 rústicos Ultrablack) e uma vasta programação que inclui julgamentos, eventos gastronômicos e debates técnicos. Neste ano, a programação da Associação Brasileira de Angus  conta com a parceria da Genex, o patrocínio do Banco Sicredi e da empresa AgroBella e apoio da Allflex e da Solução Genética.


Fonte: Associação Brasileira de Angus (ABA) 

Foto: Gabriel Oliveira / ABA

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo