Rio Grande do Sul acelera plantio da soja e ultrapassa ritmo de 2018

Confira também o andamento da safra realizado pela Emater em 10 importantes municípios do estado!

A área semeada com soja na safra 2019/2020 corresponde a 13% dos 5,9 milhões de hectares, segundo levantamento da Emater/RS. Na mesma época do ano passado os trabalhos estavam em 10%, mas na média histórica o percentual é de 14%.

O ritmo de trabalho foi bastante acelerado no estado, se comparado à semana anterior e mais do que dobraram no período, já que até o dia 24 de outubro estavam em apenas 6%. Todas as lavouras se encontram em fase de germinação/desenvolvimento vegetativo.

Confira abaixo as condições em alguns municípios:

Ijuí

Na regional da Emater de Ijuí, as primeiras áreas cultivadas estão na fase de germinação e de desenvolvimento vegetativo. No período, a semeadura se intensificou devido às condições favoráveis ocorridas na semana, caracterizada por dias com predominância de sol e elevação da temperatura (chegando a 35°C na sexta-feira e no sábado). A área semeada na região alcançou 15%.

Santa Rosa

Por lá a expectativa de cultivo tende a superar o levantamento inicial da intenção de plantio que previa 702 mil hectares. Atualmente, estima-se que 8% das lavouras estão implantadas e encontram-se em fase de germinação e desenvolvimento inicial. O plantio não avançou mais em função da concorrência com as atividades de colheita das culturas de inverno na região, as quais têm exigido uso da mão de obra disponível nos estabelecimentos rurais.

As primeiras lavouras implantadas já apresentam plantas com estatura acima de 12 centímetros e com bom estande. Já as lavouras implantadas na semana anterior, encontram-se com boa germinação e o estande de plantas satisfatório. As precipitações do final de semana não permitiram avanço no plantio.

Soledade

Os produtores aproveitaram as condições favoráveis à semeadura da soja (umidade do solo adequado para as sementes germinarem, associada às temperaturas elevadas) e, também, intensificaram o preparo das áreas restantes para o plantio. A agilização das atividades visa adequar os plantios com o período de semeadura estabelecido no zoneamento agrícola de risco climático para a região (meses de outubro, novembro e dezembro).

Erechim

A área de plantio chegou a 15%, favorecida pelas condições de umidade do solo (distribuição de chuvas na região entre 50 e 90 milímetros) e por temperaturas que estimularam a germinação (variação entre a mínima de 8°C e a máxima de 32°C).

Frederico Westphalen

O mês de outubro, com dias ensolarados e precipitações bem distribuídas, permitiu as condições adequadas para semeadura, que já atingiu 30% da área prevista. Os produtores seguem realizando plantio até o final do mês de novembro. As lavouras já implantadas se encontram em fase de germinação e em desenvolvimento vegetativo.

Bagé

A intenção de plantio para safra 2019/2020 é chegar em 781 mil hectares. O preparo do solo e plantios se intensificaram na semana, devido as condições favoráveis de umidade do solo e temperatura ambiente. Nas áreas de integração com a exploração pecuária, seguem sendo retirados animais para dar lugar as lavouras. Os municípios com áreas mais expressivas na região são Dom Pedrito e São Gabriel com previsão de plantio de 120.000 hectare em cada. Em Dom Pedrito já foram plantadas 10% das áreas e, em Itaqui, 20%. Em ambos, a fase é de germinação e desenvolvimento vegetativo.

Pelotas

A intenção de plantio é de 405 mil hectares, onde parte das áreas se encontram manejadas com repouso, parte com plantas de cobertura do solo como aveia e azevém e áreas com a utilização de pastagens para pecuária. Atualmente 85% das áreas de coxilhas se encontram em preparo do solo com uso de dessecantes para o plantio direto. Há também abertura de novas áreas de plantio em regiões que apresentam campos nativos, os quais estão sendo dessecados e arados. Nas áreas de várzea, em que é adotada a rotação de cultura, primeiro será semeada a cultura do arroz e depois a da soja. As mudanças do tempo no final de semana (domingo) e início da semana, com a presença de precipitações retardaram as atividades que vinham sendo realizadas.

Passo Fundo

Os produtores iniciaram o plantio da cultura, aproveitando das condições de umidade e temperatura do solo favoráveis. A intenção de plantio é de 656.423 hectares e a produtividade esperada de 3.918 quilos por hectare. Nos municípios de maior expressão de área como Lagoa Vermelha, com 46.500 hectares, já houve o plantio de 10%, e em Capão Bonito do Sul, com 27.000 hectares, 19%.

Porto Alegre

Por lá 7% da área já foi implantada. Há continuidade das atividades de preparo do solo e dessecação para novas semeaduras. A tendência do aumento de área persiste, sobretudo em locais que eram cultivados com a cultura do arroz e, também, por facilidade de acesso de algumas lavouras às vias de escoamento asfaltadas. As áreas implantadas estão em germinação e desenvolvimento vegetativo. Os produtores realizam atividades de preparo do solo e dessecação das áreas para plantio.

Caxias do Sul

A semana com tempo favorável (dias de sol e sem chuvas) permitiu a intensificação do preparo do solo na região. Na semana que passou a área plantada alcançou 10%. Apesar da intensificação da semeadura na região, a temperatura do solo ainda se encontra abaixo da ideal. Fato que tem acarretado, em algumas lavouras, atraso na germinação. Em geral, os produtores ao adotarem o uso de sementes tratadas têm tido germinação muito boa.

Fonte: Canal Rural

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo