Rebanho de associados da Santa Clara são destaque durante a 42ª Expointer

Mais uma vez os animais de associados da Cooperativa Santa Clara ganharam destaque durante a exposição e julgamento de gado da 42ª Expointer, em Esteio. No total, 12 produtores participaram da feira com 59 animais inscritos, das raças Holandesa, Gir Leiteiro e Girolando.

Os destaques para a raça holandesa foram para a Granja Tang, de Farroupilha, com a obtenção do título de Campeã na categoria Bezerra Sênior, com Tang Espoleta Mccutchen 8254, e na categoria Vaca Vitalícia, com Tang Evelin Fabulous 8055. A família também conquistou os títulos de Reservada na categoria Bezerra Miriam, com Tang Luli Mccutchen 8279, e na categoria Vaca 2 anos Júnior, com Tang Lua Sid Atwood Maikel 8234. Além disso, a Granja Tang também teve a primeira colocação no Conjunto Vacas Leiteiras e terceiro lugar na categoria Conjunto Fêmea Jovem.

Os julgamentos do gado holandês foram realizados nos dias 28 e 29 de agosto pelo jurado norte-americano Pat Conroy, que teve seus comentários e decisões traduzidas por Bruna Schiefelbein. Neste ano, os associados da Cooperativa Santa Clara conquistaram sete premiações com 3ª colocação, uma de 4ª, 7ª, 11º e 12º lugar, dois 6º e 10º, três como 8º e 9º e quatro 5º. Participaram os associados Antonio Battisti, Davi Baldasso, Luci C. Fontanive, Mauro Benedetti, Rogerio Cichelero e Valdir Zaro, de Carlos Barbosa, Itamar Tang e Valcir Cignachi, de Farroupilha, Zilmar Rutz, de Westfália e Dieter Roese, de Salvador do Sul.

Uma das novidades desta edição também foi a participação de animais das raças Gir Leiteiro e Girolando de associados da Cooperativa Santa Clara, cujo julgamento foi realizado no sábado (24), a cargo do jurado Marcelo Cembranelli. Na raça Girolando, o produtor José Ribeiro do Amaral, de Caxias do Sul, conquistou os títulos de Grande Campeã e Campeã Suprema com Cabloca Fiv das Nogueiras, Reservada de Grande Campeã com Cereja Fiv das Nogueiras e Campeã Melhor Vaca Jovem com Essência Fiv das Nogueiras, todas na categoria meio sangue. Além disso, com a raça Gir Leiteiro, Amaral também levou o título de Reservada de Melhor Novilha com Jóia das Nogueiras, e Campeã Vaca Jovem e Reservada de Grande Campeã com Havana Fiv das Nogueiras.

O associado Airton Zampiron, de Nova Bassano, também teve destaque com a raça Girolando, obtendo os títulos de Grande Campeã na categoria sangue 5/8, com Talento Zamp, e Melhor Fêmea Jovem 5/8, com Bianca Zamp.

A Cooperativa Santa Clara também participa da feira com espaço junto à casa da Ocergs-Sescoop/RS e com degustação de queijos no Pub do Queijo, promovido pelo Sindilat/RS.
Fonte: Cooperativa Santa Clara 

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo