Programa Carne Devon Certificada comemora dois anos
A meta é ampliar o mercado para o Rio Grande do Sul
O Programa Carne Devon Certificada completa 2 anos com perspectiva de expansão e crescimento. Desde maio de 2017, foram abatidos 2.974 animais com o selo de certificação, entre novilhos castrados e novilhas, totalizando 755.371 quilos. A presença do selo nas embalagens garante ao consumidor a rastreabilidade e a autenticidade do produto com aprovação em rigorosos critérios de qualidade. Como, por exemplo, animais com garantia de procedência e criados dentro dos padrões de bem-estar animal.
Atualmente 150 criadores são cadastrados como fornecedores de animais para a produção de cortes Devon certificados.Todos os abates ocorrem no Frigorífico São João, em São João do Itaperiú/SC, empresa referência em carne de qualidade. Os cortes nobres podem ser encontrados em 130 pontos de venda.
Edson Braun, especialista em carnes com 27 anos de experiência, é um entusiasta da raça. “A diferença já começa no fato de o Devon ser um gado de pastagem e não de confinamento. Isso influencia o sabor e a maciez dos cortes, sem falar no marmoreio que é único. O Devon realmente conquistou o meu público”, exalta. Proprietário da primeira casa de carnes a vender Devon em Bombinhas, no litoral catarinense, ele garante que os clientes aproveitam a ida à praia para reabastecer o estoque doméstico.
No próximo dia 29 de maio, Edson vai ministrar um workshop ao público interessado. Durante o evento – uma atividade comemorativa aos dois anos de certificação – o especialista vai fazer uma desossa, mostrar os diferentes cortes e ainda falar sobre a raça. Por enquanto, a carne certificada Devon ainda é uma exclusividade dos consumidores catarinenses.
Para a presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon, Simone Bianchini, o próximo passo é ampliar o mercado, integrando a cadeia gaúcha ao sistema. “O Rio Grande do Sul é um mercado promissor para abate e consumo de Carne Devon Certificada, por isso há negociações em andamento com o Frigorifico Famile, de Pelotas, e com o Frigosul, que começa a funcionar no segundo semestre em Vila Maria, na região central do Estado”, revela.
Sobre o Programa de Certificação
O Programa de Certificação de Raças Bovinas é chancelado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que tem o objetivo de promover e valorizar a raça bovina, com a bonificação dos produtores pelo preço da arroba e agregação de valor da carne. Hoje o sistema reúne oito raças. Para Simone Bianchini, isso impulsiona o segmento premium que até pouco tempo era quase desconhecido. “Eleva o padrão e traz transparência, o consumidor hoje sabe que um corte com rótulo tem uma garantia por trás. E é a associação que garante esse padrão de qualidade”, explica.
SERVIÇO
Evento: Workshop Carnes Especiais Devon – Cortes, desossa e informações sobre a raça
Data: 29 de maio
Horário: 19h30
Local: Casa de Carnes Edson (Av Falcão, 832) – Bombinhas/SC
Investimento: R$ 100,00
Fonte: Associação Brasileira de Criadores de Devon
Foto: Rafael Cavalli / ABCDevon