Pesticida “à prova de chuva” é eficiente contra ferrugem

Cientistas fundiram dois peptídeos para criar um pesticida à prova de chuva que protege as leguminosas da ferrugem asiática da soja, sendo que um peptídeo mata o fungo por trás da doença e o outro age como um adesivo para ligar o sistema às folhas. A ferrugem asiática da soja é conhecida por causar danos de até 80% da safra de uma estação. 

Para proteger contra esta e outras pragas de plantas, os agricultores dependem de pesticidas para proteger seus produtos. No entanto, a chuva pode facilmente lavar a maioria dos pesticidas da superfície das plantas, o que significa que os agricultores precisam aplicar cada pesticida várias vezes durante a estação de crescimento. Muitos destes também são tóxicos para humanos e animais selvagens, por isso os cientistas estão ansiosos para encontrar alternativas mais seguras. 

Agora, uma equipe de pesquisadores, liderada por Uwe Conrath e Ulrich Schwaneberg, da Universidade RWTH Aachen, na Alemanha, projetou um pesticida à prova de chuva. “Basicamente, fundimos dois peptídeos naturais. Um liga o outro à superfície da planta. O outro combate o fungo da ferrugem antes que ele penetre na planta hospedeira”, explica Conrath. 

O peptídeo de ancoragem, chamado thanatin, enterra na camada de cera da folha, o que impede a chuva de lavá-la. Ligada à thanatin está a dermaseptina, um peptídeo antimicrobiano, que fica voltado para fora da folha e interrompe Phakopsora pachyrhizi, o microrganismo responsável pela ferrugem asiática da soja, de infectar a planta. Peptídeos antimicrobianos, como a dermaseptina, degradam naturalmente e, portanto, não poluem a água ou o solo.

Fonte: Agrolink

Foto: AgrolinkFito

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo