Perspectivas de mercado para o búfalo são tema de evento

Ascribu realiza em Porto Alegre quinta edição do Simpósio Gaúcho de Criadores de Búfalos

A Associação Sulina de Criadores de Búfalos (Ascribu) promove no dia 5 de julho a 5ª edição do Simpósio Gaúcho de Criadores de Búfalos. O evento, que tem o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), ocorrerá a partir das 8h no Salão de Atos da Faculdade de Agronomia da instituição, na avenida Bento Gonçalves, 7712, em Porto Alegre (RS). Os debates serão realizados com foco em temas relacionados às perspectivas de mercado para a carne e derivados de búfalos.

Entre os assuntos estão o búfalo como peça importante na sustentabilidade da agricultura, com o chefe do departamento de Zootecnia da Ufrgs, Harold Ospina Patiño, as perspectivas mercadológicas para a carne, com representantes de frigoríficos, além da obtenção de materiais a partir da pele. O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Búfalos, Caio Rossato, que também é proprietário do laticínio Família Rossato, do Estado de São Paulo, também vai abordar a experiência com a criação de búfalos.

Conforme o presidente da Ascribu, Regis Gonçalves, serão tratados diversos temas da criação com o mote do desenvolvimento da cadeia bubalina no Rio Grande do Sul. “Vamos proporcionar uma discussão das perspectivas e do crescimento deste mercado e como alcançar cada vez mais o consumidor e fazer com que ele conheça, principalmente, os benefícios da carne de búfalo, com destaque para os aspectos relacionados à saúde e qualidade desta carne”, salienta.

As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail contato@ascribu.com.br. O valor é de R$ 20 para estudantes e professores e R$ 50 para criadores e público em geral, com pagamento na hora do evento. Associados adimplentes da Ascribu estão isentos de pagamento.

Confira a programação

8h – 8h30 – Inscrições e registro
9h – Abertura
Carlos Alberto Bissani – Diretor da Fagro
Harold Ospina Patiño – Chefe do Departamento de Zootecnia
Regis Gonçalves – Presidente da Ascribu
Rafael Gomes Dionello – Diretor da Estação Experimental Agronômica
Caio Rossato – Presidente da ABCB
9h30min – Nossa experiência com a criação de Búfalos: Verticalização e parcerias
Dr. Caio Vinícius Di Helena Rossato
Méd. Veterinário, Presidente da ABCB (Associação Brasileira de Criadores de Búfalos) e proprietário do Laticínio Família Rossato
10h30min – Coffee break
11h – O búfalo como uma peça importante na sustentabilidade da agricultura
Professor Dr. Harold Ospina Patiño
12h – Almoço
13h – Mesa redonda: Perspectiva Mercadológica para Carne de Búfalo
Edson Masotti – Frigorífico Madu
Itamar Lorenzatto – Frigorífico Frigozatto
Alexandre Zimmer – Frigorífico Zimmer
Moacir Berger de Souza – AICSul (Associação das Indústrias de Curtumes do RS)
15h – Coffee break
16h – Obtenção de materiais a partir de pele de búfalo
Professora Drª Mariliz Gutterres

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo