Parcerias para o desenvolvimento do leite no RS são firmadas na Expointer, diz Embrapa

O dia de lançamentos da Embrapa, além de produtos e publicações, vai destacar também a assinatura de parcerias, especialmente junto a cadeia produtiva do leite. Estão previstos os lançamentos da Segunda Fase do projeto Balde Cheio no RS, incluindo as assinaturas da Prefeitura Municipal de Alegrete e da Cooperativa Piá, além de firmar os contratos do projeto Leite Seguro, com o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (Lfda/RS).

As assinaturas vão ocorrer na presença da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e o presidente da Embrapa Celso Moretti, que fazem parte da cerimônia de lançamentos da pesquisa agropecuária, nesta quinta-feira (29), às 16h, no estande no Pavilhão Internacional, no espaço do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (Lfda/RS) e Incra.

Lançamento da Segunda Fase do Balde Cheio no RS
Com foco na bovinocultura de leite, o Balde Cheio é uma metodologia de transferência de tecnologia que tem o objetivo de treinar profissionais da assistência técnica, extensão rural e pecuaristas em técnicas, práticas e processos agrícolas, zootécnicos, gerenciais e ambientais, com uso de tecnologias adaptadas às propriedades, visando a evolução dos índices técnicos e econômicos.

Em 2019, a Embrapa Clima Temperado(Pelotas/RS) e a Embrapa Pecuária Sul(Bagé/RS), em parceria com diversas instituições e com os produtores, lançam a segunda fase de atividades do programa no Estado. O município de Alegrete foi o primeiro a retomar o Balde Cheio no RS, e já conta com sete Unidades Demonstrativas do projeto instaladas. A Cooperativa Piá, de Carlos Barbosa/RS, que também assina a parceria, atua junto a  bacia leiteira de 85 municípios e irá qualificar mais de 65 técnicos para desempenhar atividades de assistência técnica aos seus produtores-fornecedores de leite.

“Ao aderir ao projeto vamos investir em &39;propriedades modelos&39; que irão atender todas as preconizações das INs 76 e 77 e, ainda, nossos técnicos receberão essa capacitação constante”, disse o diretor-presidente, Jeferson Adonias Smaniotto, ao anunciar a definição da Piá como parceira no projeto Balde Cheio.

“O caso da Piá é um contexto muito interessante de pequenos produtores e estamos diante de um parceiro determinado a levar alternativas para seus produtores cooperados. Isso nos faz querer trabalhar ainda mais”, disse o engenheiro agronômo André Novo, da Embrapa Pecuária Sudeste, que foi responsável pela apresentação do projeto à Cooperativa Piá.

Lançamento do Projeto Leite Seguro
O outro lançamento de contrato para fortalecer o desenvolvimento da pecuária leite é o do projeto Leite Seguro: Segurança, Qualidade e Integridade de Leite e Produtos Lácteos Sul-Brasileiros para Alimentação Saudável e Proteção ao Consumidor. Este projeto é uma parceria entre a Embrapa Clima Temperado e o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária(Lfda/RS), antigo Lanagro, vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O projeto obteve financiamento de R$ 30,5 milhões, por meio de processo seletivo competitivo do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Permitirá inicialmente importantes avanços estruturais e estratégicos para a região Sul, maior produtora de leite do País, incluindo ferramentas, métodos e protocolos na fronteira do conhecimento para aprimorar a segurança, qualidade e integridade do leite, protegendo o consumidor e promovendo a competitividade do setor.

Modelo de propriedade de produção de tabaco
Na oportunidade das assinaturas de parceria será celebrado também a assinatura de um termo de intenção entre a Embrapa Clima Temperado e a Philip Morris Brasil para o desenvolvimento de ações num modelo inovador de propriedade sustentável de produção de tabaco, qualificando a relação entre sociedade e natureza por meio da valorização do uso ambiental e econômico da agrobiodiversidade, dos serviços ambientais e dos sistemas agroflorestais com foco na preservação de recursos naturais, qualidade de vida e segurança alimentar das famílias produtoras.


Fonte: Embrapa Clima Temperado 
Foto: Paulo Lanzetta/ Embrapa

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo