Mato Grosso do Sul se prepara para receber ciclo do Freio de Ouro

Última classificatória da modalidade será disputada pela primeira vez em Campo Grande e gera expectativa positiva para a raça Crioula

Pela primeira vez no circuito do Freio de Ouro, Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, receberá a última classificatória da modalidade promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) antes da grande final, que ocorrerá durante a Expointer, em Esteio (RS). Serão selecionados 16 exemplares, oito machos e oito fêmeas. O evento ocorrerá de 4 a 7 de julho no Parque Laucídio Coelho.

Região que tem no laço comprido sua principal modalidade, o Estado cresce a cada ano no cenário do Cavalo Crioulo. Em 2018, o crescimento de manada da raça no Estado foi de 6,85%, chegando a 2,05 mil exemplares registrados conforme dados da ABCCC. Esta alta no ano passado ficou acima da média nacional, que foi de 3,39%, o que torna os sul matogrossenses referência na raça Crioula.

De acordo com o analista de Expansão da ABCCC, Lucas Lau, a classificatória representa o enorme crescimento da raça Crioula no Estado. “Fizemos uma credenciadora ao Freio de Ouro em abril e agora com a classificatória. Temos uma estrutura extraordinária dentro da cidade de Campo Grande, com uma logística muito boa. E o resultado disto foram as inscrições lotadas e teremos casa cheia. O Estado de Mato Grosso do Sul está bastante ansioso para receber a prova e prestigiá-la, acompanhando do início ao fim”, destaca.

A avaliação dos exemplares ficará por conta de Rodrigo Albuquerque Py, Roither Bez Barzan e Ricardo Diaz de Vivar nos machos e Lauro Varela Martins, Alexandre Pons Suñe e Ricardo Matho Meabe para as fêmeas. O ciclo do Freio de Ouro tem o patrocínio de Massey Ferguson e Ipiranga com o apoio de Chevrolet e Supra.

Confira a programação

03 de julho de 2019 (Quarta-feira)

16h – Início do Exame de Admissão – Cat. Fêmeas (POR ORDEM DE COLETE)
17h – Fim do Exame de Admissão – Cat. Fêmeas
17h – Início do Exame de Admissão – Cat. Machos (POR ORDEM DE COLETE)
18h – Fim do Exame de Admissão – Cat. Machos

04 de julho de 2019 (Quinta-feira)

08h – Julgamento Morfológico – (Fêmeas)
14h – Julgamento Morfológico – (Machos)

05 de julho de 2019 (Sexta-feira)

07h30min – Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas (Fêmeas)
Cont. Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas (Machos)

06 de julho de 2019 (Sábado)

08h – Julgamento Prova de Mangueira (Fêmeas e Machos) 
14h – Julgamento Prova de Campo (Fêmeas e Machos)

07 de julho de 2019 (Domingo)

08h30 – Fase Final (Mang/Bayard-Sarmento/Campo)

Foto: Fagner Almeida/ABCCC/Divulgação
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo