Mapa antecipa retirada da vacina contra febre aftosa no Paraná, diz CNA

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aprovou a solicitação do Paraná em antecipar a retirada da vacinação contra febre aftosa para maio de 2019.

De acordo com o calendário do Plano Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa), a última etapa de imunização do rebanho bovino e bubalino do bloco 5, grupo que o estado integra, seria apenas em maio de 2020.

Em reunião nesta quarta (24), em Curitiba/(PR, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) apresentou as ações realizadas no estado, cumprindo o cronograma e as exigências propostas pelo Ministério.

Desta forma, o governo concordou que a última vacinação dos animais de até 24 meses, com nova dosagem de 2,0 ml, ocorra no próximo mês. O Mapa também informou que o estado poderá solicitar em 2020, a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), o status de livre de febre aftosa sem vacinação.

A coordenadora de Produção Animal da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Lilian Figueiredo, participou da reunião e afirmou que ficou clara a competência do Paraná em prosseguir com a retirada da vacina.

“Todos os elos da cadeia, tanto do setor público quanto do setor privado, se mostraram confiantes para esse novo ciclo.”

Lilian informou que diferente das agências e serviços dos outros estados, a Adapar não depende de orçamento público, logo demonstrou possuir recursos necessários para seguir com o plano proposto pelo governo.
Fonte: Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) 

Foto: Wenderson Araujo / CNA

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo