Governador e ministra da Agricultura participam da abertura oficial e desfile dos campeões da Expointer

Chegou o dia de cabanheiros e criadores exibirem os melhores animais da 42ª Expointer. Ao som da Fanfarra do Exército, dos cantores tradicionalistas Érlon Péricles, Joca Martins e da dupla César Oliveira e Rogério Melo, o tradicional desfile dos campeões ocorreu na pista central do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na manhã desta sexta-feira (30).

A cerimônia, que contou com a presença do governador Eduardo Leite, da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, e de outras autoridades e representantes de entidades promotoras da feira, marcou a abertura oficial da feira – que começou no dia 24 de agosto e se encerra neste domingo (1º).

“Já é uma edição memorável da Expointer pelo volume de negócios e pelo número de público. Sem dúvida, algumas situações setoriais merecem nossa atenção, ministra Tereza Cristina, como é o caso do leite e do arroz, mas o maior apoio que nós do governo precisamos dar ao agronegócio é oferecer espaço para quem empreende. Para que possam ganhar mercado, precisamos reduzir os seus custos. Estamos fortemente comprometidos com a pauta de redução da burocracia, dos custos tributário e logístico, com compromisso com o meio ambiente”, afirmou o governador.

“Trabalhamos fortemente no governo do Estado para que essa Expointer seja a inspiração que vem do campo e para que todos juntos possamos fazer novas façanhas no nosso Rio Grande. Viva o campo, viva o agro, viva a Expointer”, finalizou Leite.

Cerca de 130 animais, de diferentes raças de ovinos, bovinos de corte e de leite, zebuínos, equinos e aves, desfilaram pela pista central com suas rosetas e faixas de campeões. Todos passaram pelos julgamentos que começaram meses antes da feira, em etapas classificatórias que determinaram o melhor da genética de cada espécie.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, lembrou que o agronegócio é responsável por 40% do PIB do Estado. “Para que essa riqueza que hoje vimos na pista seja fortalecida, estamos trabalhando para desburocratizar os processos e deixar de atrapalhar quem quer empreender no Rio Grande do Sul”, afirmou.

Os dados mais recentes da feira indicam que mais de R$ 2,9 milhões em vendas no Pavilhão da Agricultura Familiar e cerca de 300 mil visitantes. “Ainda faltam três dias, e temos cada vez mais certeza de que superaremos a última edição”, projetou o secretário.

Leite e Covatti quebraram o protocolo e presentearam a ministra com um kit churrasco, com uma faca e uma tábua, para agradecer pela presença e apoio ao agronegócio gaúcho. “Uma feira como essa me deixa muito feliz, porque é quando o campo pode mostrar o que faz. Se o povo tem comida barata no prato é por causa do trabalho dos nossos produtores. Os problemas setoriais serão resolvidos. Tenho respaldo do presidente Jair Bolsonaro para atender a nossa classe e peço que não esmoreçam, pois vamos conquistar um país melhor”, afirmou Tereza Cristina.

No total, o evento durou quase três horas, incluindo apresentações musicais, uma exibição do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda – Regimento Osório, desfile dos grandes campões com os respectivos cabanheiros e criadores e discursos discursos das autoridades e dos presidentes das entidades parcerias: da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira; da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Leonardo Lamachia; da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), Vergilio Périus; do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no RS (Simers), Claudio Bier; e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Carlos Joel da Silva; e do prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal.

A solenidade contemplou também a outorga da medalha Assis Brasil – condecoração instituída por decreto em 1973, que homenageia um dos mestres do ruralismo brasileiro e reconhece, todos os anos, profissionais que tenham se distinguido por serviços prestados aos setores da agricultura e da pecuária. Nesta edição da Expointer, receberam a medalha a jornalista Lizemara Prates, o economista Antônio da Luz e a engenheira Agrônoma Anna Luiza Sampaio Quinto de Cameli.


Fonte: Expointer 2019 
Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo