Fundação Aury Luiz Bodanese revela vencedores do Prêmio Escola Cidadã

A Fundação Luiz Aury Bodanese mantida pela Cooperativa Central Aurora Alimentos, revelou o Prêmio Escola Cidadã e a Poesia Destaque, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó.

“Nós estamos tratando de cidadania. Apesar da complexidade do tema, formar bons cidadãos é uma responsabilidade da família, da escola, do Poder Público e a da sociedade civil. A formação não se faz com discursos. Precisamos dar bons exemplos e a Fundação tem a missão de oportunizar esses momentos construtivos”, afirmou o presidente da FALB Oscar Antonio Trombeta.

As 36 instituições de ensino que participaram do evento receberam os certificados como forma de agradecimento as inscrições dos poemas e relatórios. Para os jurados, não foi uma tarefa fácil selecionar os melhores projetos com foco no tema “Valorizando boas práticas socioambientais”. Foram 34 projetos inscritos em Santa Catarina, 23 no Rio Grande do Sul e sete nos demais Estados (Paraná e Mato Grosso do Sul).

A premiação integra o programa Eco Cooperação e Roda de Leitura voltados a educação ambiental e contação de histórias que iniciou em 2001.

A criatividade, características poéticas, desenvolvimento da escrita, originalidade e uso adequado da linguagem, foram os critérios de avaliação considerados na Poesia Destaque. Wilber Ferreira da Cruz, da Escola Municipal Francisco Romagnole Júnior (Mandaguari/ PR) foi o vencedor da categoria “Demais Estados”, com a poesia intitulada “Como Eu Coopero com o Meio Ambiente”.

Em Santa Catarina, o primeiro lugar foi consagrado à aluna Fernanda Stefani, do Centro de Convivência Santo Antônio, de Chapecó, com a poesia “Nosso Planeta, Nossa Responsabilidade”. Com a poesia “Como Eu Coopero com o Meio Ambiente”, o segundo lugar foi mérito da aluna Andrieli dos Santos de Andrade, da Escola de Educação Básica Presidente Artur Costa e Silva, de Xanxerê. Letícia Matei Maier, com a poesia “A Terra Pede Socorro”, ganhou o terceiro lugar, representando a Escola de Educação Básica Dom Vital, de Ponte Serrada.

O primeiro lugar, em Santa Catarina, foi consagrado à Escola de Educação Municipal André Antônio Marafon, de Chapecó, com o projeto intitulado “Clubinho do Meio Ambiente”. “A comunidade tem acesso a nossa composteira. Os alunos fazem a compostagem e, quando completo a produção, eles distribuem as frutas e verduras. Para as pessoas que podem ter a composteira em casa, os estudantes ensinam qual o procedimento para fazê-la”, explicou a coordenadora do projeto Diana Chiodelli.

Respectivamente o Centro Educacional Dom Bosco recebeu o segundo lugar com o relatório “Plantando a Semente da Conscientização: família solidária e ambientalmente correta”. O Centro Educacional Professor José Arlindo Winter, de Peritiba, recebeu a premiação e o troféu de terceiro colocado.

A premiação das instituições participantes no Rio Grande do Sul aconteceu no último dia 27 de novembro no município de Esteio/RS.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo