Freio Jovem encerra programação do Cavalo Crioulo na Expointer

ABCCC premiou jovens e crianças que se destacaram nas provas e promoveu ações de solidariedade em parceria com o Instituto do Câncer Infantil.

A volta do sol garantiu um bom público para a Final Nacional do Freio Jovem, que ocorreu neste domingo, 1º de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A prova encerrou a programação da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) na Expointer. Crianças e adolescentes disputaram títulos em oito categorias. 

Ao longo do ciclo, foram realizadas 123 provas classificatórias, que ranquearam os 87 conjuntos que competiram pelo pódio. No sábado, foram prestadas homenagens aos pais e demais familiares e realizado também um gesto de solidariedade. Em uma ação em parceria com o Instituto do Câncer Infantil (ICI), todo o valor arrecadado com a venda de ingressos solidários à pista de mangueira foi destinado ao ICI. A campanha ressaltou o apoio ao diagnóstico precoce do câncer. Após as entradas do Leão “Coragem” (a mascote do Instituto) em meio às provas, foi a vez das homenagens: todos os ginetes foram convidados a entregar uma rosa aos seus incentivadores, além de receberem uma medalha participativa por terem chegado a uma final nas pistas do Freio de Ouro. No domingo, os ginetes voltaram a se apresentar com o colete laranja alusivo ao ICI.

O presidente da ABCCC, Francisco Fleck, afirmou que o Freio Jovem é uma das provas mais importantes promovidas pela Associação. “Fazemos um julgamento igual ao dos profissionais, para que tenham a dimensão da seriedade da competição entre eles. Esperamos ano que vem aumentar o número de jovens na Expointer”, afirmou. 

Nas categorias Infantis Feminina A e B, as vencedoras foram, respectivamente, as ginetes Catiele Botelho, montando João Barulho do Dom Germano, da Chácara das Laranjeiras, de Arroio Grande (RS), e Racheli Rodrigues da Silva, montando Herança do Caapi, da Cabanha da Racheli, de Caxias do Sul (RS). Já na categoria Infantil Masculina A, o campeão foi Pedro Rosa, com RZ Don Quixote da Carapuça, dos estabelecimentos CT La Tormenta, Pep Distribuidora de Higiene Pessoal e Suprema Assessoria Empresarial, de Gravataí (RS). Na Infantil Masculina a, o vencedor foi Gabriel Macedo, montando EP Timbaúva, da Estância Pedregulho, de Lages (SC).

Já na categoria Juvenil Feminina a ginete vencedora foi Elisa dos Santos, montando Império do Rebuliço, da Estância do Passo Comprido, de Pelotas (RS). E na categoria Juvenil Masculina, o campeão foi Felipe Tomiozzo, com Dançarina do Paradeiro St. Paul, do CT Alexandre Oliveira, de Novo Hamburgo (RS). Na categoria Júnior Feminina, o primeiro lugar ficou com Allana Bento, conduzindo Firmeza 1903, do CDT Valadão, de Capão do Leão (RS). E na categoria Júnior Masculina a primeira colocação ficou com o ginete Ernesto Dias de Freitas Neto, montando Bastardo Cala Bassa, da Cabanha Cala Bassa, de Aceguá (RS).

Confira o resultado

Infantil Feminina A

1º lugar
JOÃO BARULHO DO DOM GERMANO
Criador: Hilário Barreto Sória
Expositor: Nilza Lima Moraes
Estabelecimento: Chácara das Laranjeiras, de Arroio Grande (RS)
Ginete: Catiele Botelho

Infantil Masculina A

1º lugar
RZ DON QUIXOTE DA CARAPUÇA
Criador: Rubens Elias Zogbi
Expositor: Diego Rosa Dreissig e Ivalino Babinski
Estabelecimento: CT La Tormenta, Pep Distribuidora de Higiene Pessoal e Suprema Assessoria Empresarial, de Gravataí (RS)
Ginete: Pedro Rosa

Infantil Feminina B

1º lugar
HERANÇA DO CAAPI
Criador: Jairo Flores Junior e Denisar da Silva
Expositor: Cabanha da Racheli/ Fabiano Rodrigues da Silva
Estabelecimento: Cabanha da Racheli, de Caxias do Sul (RS)
Ginete: Antonella Blanco Suñe

Infantil Masculina B

1º lugar
EP TIMBAÚVA
Criador: Sônia, Sumara e Sandro Lisbôa
Expositor: Sandro Lisbôa
Estabelecimento: Estância Pedregulho, de Lages (SC) 
Ginete: Gabriel Lima Macedo

Juvenil Feminina

1º lugar
IMPÉRIO DO REBULIÇO
Criador: César Augusto Rabassa Hax
Expositor: César Augusto Rabassa Hax
Estabelecimento: Estância Passo Comprido, de Pelotas (RS)
Ginete: Elisa Carvalho dos Santos

Juvenil Masculina

1º lugar
DANÇARINA DO PARADEIRO ST. PAUL
Criador: Farlei Paul
Expositor: Fernanda Fabiana Sornenberger
Estabelecimento: CT Alexandre Oliveira, de Novo Hamburgo (RS)
Ginete: Felipe Tomiozzo

Júnior Feminina

1º lugar
FIRMEZA 1903
Criador: Paulo Tavares Móglia
Expositor: Diego Hinz Soares
Estabelecimento: CDT Valadão, de Capão do Leão (RS)
Ginete: Allana Bento

Júnior Masculina

1º lugar
BASTARDO CALA BASSA
Criador: Marcelo Rezende Móglia
Expositor: Marcelo Rezende Móglia
Estabelecimento: Cabanha Cala Bassa, de Aceguá (RS)
Ginete: Ernesto Dias de Freitas Neto

Fotos: Fagner Almeida/ABCCC/Divulgação
Texto: Andréia Odriozola/AgroEffective

Mostrar mais
Fechar