Fotógrafo brasileiro terá espaço em exposição no Louvre

Fagner Almeida levará o Cavalo Crioulo para mostra no famoso museu parisiense no mês de outubro

Em outubro de 2019, o Cavalo Crioulo ganhará espaço no Museu do Louvre, em Paris, capital da França. Uma imagem do fotógrafo Fagner Almeida estará em exposição no Salão Internacional de Arte Contemporânea de Paris, que ocorre de 18 a 20 de outubro no Le Carroussel. O profissional, especializado na raça e também em outros setores do agronegócio, foi selecionado pela curadora Lisandra Miguel.

No currículo, coberturas como o World Equestrian Games (WEG) realizado na Normandia, França em 2014, e em Tryon, Estados Unidos, em 2018, e as provas equestres das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Além disso, foi destacado pela imprensa americana no TOP 15 melhores fotógrafos equestres do mundo. Para Fagner, que há quase uma década já realiza trabalhos na área o reconhecimento de estar expondo seu trabalho dentro do Louvre é uma satisfação, é a certeza de que está no caminho certo. “Dividir espaço com obras de arte históricas como a Monalisa é o sonho de qualquer pessoa ter uma obra exposta no ícone da cultura que é o Louvre. Cada conquista que eu tenho é o Cavalo Crioulo que está comigo”, destaca o profissional. 

Fagner também é responsável pelo projeto “Em Busca do Cavalo Crioulo”, iniciado no ano passado e que percorreu diversos lugares da Europa e América do Sul registrando a paixão mundial pela raça. E na Europa foi onde Fagner descobriu um grande interesse pelo Cavalo Crioulo, quando visitou criatórios em países como Itália, Alemanha, França e Suíça, fora do seu eixo tradicional, nas mais distintas culturas, nas mais adversas situações de extremos lugares mostrando a adaptação da raça a qualquer local. Todo o material registrado será convertido em um projeto fotográfico e audiovisual que dividido por temporadas. 

Antes, o projeto e a foto selecionada fazem uma parada na Expointer 2019. Nesta quinta-feira, dia 22 de agosto, a mostra “Em Busca do Cavalo Crioulo” inaugura o Espaço Cultural da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), a partir das 18h, junto ao restaurante da raça no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). O local também contará com outras exposições de artistas como Caé Braga (escultor e artista plástico), Cassio Selaimen (cuteleiro), Felipe Constant (artista plástico), Henrique Fagundes da Costa (escritor e pesquisador), Eduardo Rocha (fotógrafo), Raul Sartor Filho (artista prateiro) e Renato Dalto (jornalista e escritor). 

Foto: Fagner Almeida/Divulgação
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

Mostrar mais
Fechar