Exposição que relembra a história de Vilson Chalart de Souza é inaugurada em Bagé

A história do 1º ginete ganhador do Freio de Ouro foi relembrada durante a noite de quarta-feira, 29 de maio, na abertura da Exposição Vilson Chalart Souza – 85 anos de amor ao Cavalo Crioulo, na Casa de Cultura Pedro Wayne, em Bagé/RS. Mais de 150 pessoas estiveram presentes na inauguração da Mostra que contou com fotografias, troféus, placas de homenagem, depoimentos e músicas marcantes na trajetória do ginete ao lado do Cavalo Crioulo. 

Dentre as peças expostas, chamou a atenção do público o couro de Itaí Tupambaé, cavalo conduzido por Vilson em 26 de maio de 1982, responsável por levar o primeiro Ouro. Após marcar história na raça, Itaí despediu-se do ginete repentinamente e, na época, despreparado para uma separação definitiva, Vilson decidiu guardar o couro de seu amado rosilho para nunca esquecer os momentos vividos e tão bem guardados em seu coração ao lado dele.

Essa e outras memórias são compartilhadas em meio às fotografias que revelam a emoção de seus 5 Freios de Ouro, 4 Freios de Prata e 2 Freios de Bronze ao longo de sua carreira. E podem ser conferidas junto aos demais itens até o dia 12 de junho, de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Emoção através de homenagens
Representando a diretoria da ABCCC, Manuel Luís Sarmento dedicou suas palavras de homenagem ao também conhecido por “Ginete do Século”, além de entregar a Vilson um troféu símbolo do Freio de Ouro como forma de agradecimento a todo seu legado. 

“Quando começamos a idealizar o projeto funcional para o nosso Cavalo, quem nos mostrou que era possível e qual era o caminho foi o Vilson Souza. Em uma época em que víamos muitos homens do campo e a cavalo, mas que faltava a equitação e o preparo, ele trouxe essa escola para todos”, assegurou Sarmento. 

Vilson também recebeu homenagens de seu Neto, Pablo Alves, além de belas palavras de autoridades governamentais de Bagé, músicos tradicionalistas como Joca Martins e amigos importantes na construção de sua história como a família Pons, da Cabanha Tupambaé.

Serviço
O que? Exposição Vilson Chalart Souza – 85 anos de amor ao Cavalo Crioulo
Onde? Casa de Cultura Pedro Wayne, em Bagé/RS
Quando? De 30 a 12 de junho, de segunda a sexta, das 9h às 17h

Fonte: ABCCC

Foto: Divulgação/ABCCC

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo