Expoleite Fenasul encerra com data marcada para 2020
Evento ocorrerá de forma permanente no terceiro final de semana do mês de maio
A próxima edição da Expoleite Fenasul já pode ser agendada no calendário: 13 a 17 de maio de 2020. O presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Marcos Tang, anunciou a data no desfile dos animais campeões da feira na manhã deste domingo, 19 de maio, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).
O dirigente afirmou que, a partir do próximo ano, o evento será realizado sempre na terceira semana do mês de maio. “Registre-se, anote-se, publique-se. Os produtores precisam se programar para participar da Expoleite Fenasul. Uma gestação leva nove meses”, explicou. A definição era um antigo pleito da entidade, que já solicitou para que a mesma seja incluída no calendário oficial de feiras e eventos do governo do Estado. “Nós temos que ter data. Data é patrimônio”, declarou, adiantando que mais raças para o próximo ano devem participar da feira.
Em seu discurso, o presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Leonardo Lamachia, salientou que o evento foi fruto da união e cooperação de diversas entidades. Também ressaltou a parceria com a prefeitura de Esteio que viabilizou a Multifeira realizada no pavilhão internacional do parque. Já o diretor administrativo da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Francisco Schardong, afirmou que tudo foi feito em prol dos criadores que “são o grande cartão de visitas da agropecuária gaúcha no Parque em Esteio”. O desfile dos animais campeões também foi acompanhado pelo Secretário Adjunto da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Luiz Fernando Rodriguez.
A 42ª Expoleite e a 15ª Fenasul teve a organização da Gadolando em parceria com a Farsul, Febrac, Agptea, Simvet/RS, ABCCC, CRMV/RS, Sindilat, Federação Gaúcha de Laço, ACPA, AGCA, Sovergs, Prefeitura de Esteio e Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul e o patrocínio de Banrisul, Badesul, BRDE e Supra.
Foto: JM Alvarenga/Gadolando/Divulgação
Texto: Larissa Mamouna e Rejane Costa/AgroEffective