Expointer 2019 terá primeiro julgamento Ultrablack do Brasil, diz ABA

Novidade nos campos do Brasil, a raça Ultrablack estreia na Expointer 2019 com seu primeiro julgamento de animais rústicos. A avaliação dos 10 exemplares que foram admitidos nesta segunda-feira, ocorrerá na terça-feira (27), a partir das 14h, na Pista 20.  Os reprodutores pertencem a dois criatórios gaúchos: Cia Azul, de Uruguaiana (RS) e Fazenda 4 Linhas, de Guaíba (RS).

A primeira avaliação de rebanho Ultrablack do país ficará a cargo do jurado argentino Lucas Lagrange, que, na sequência, também avaliará os 25 trios rústicos Angus inscritos para a exposição.  “A raça Ultrablack é mais uma opção para o uso da genética Angus para produção de carne premium no Brasil”, frisa o presidente da Associação Brasileira de Angus, Nivaldo Dzyekanski.

A Ultrablack é uma raça sintética caracterizada por, no mínimo, 80% de sangue Angus e 20% de sangue zebuíno. Seu principal uso é em acasalamentos com matrizes F1, fêmeas meio-sangue (Angus X zebuíno) resultantes do processo denominado cruzamento industrial.  Originária dos Estados Unidos, a Ultrablack valoriza os atributos qualitativos concedidos pela Angus à carne e conserva a rusticidade típica dos zebuínos. “A raça tem características essenciais para garantir o uso de genética Angus como ferramenta nos mais distintos projetos de produção de carne de qualidade”, ponderou o gerente de Fomento da Angus, Mateus Pivato.

Plano é certificar a carne Ultrablack
Entre as metas de médio/longo prazo da Associação Brasileira de Angus para a nova raça está a criação de um selo de certificação da Carne Ultrablack dentro do Programa Carne Angus Certificada. Segundo o presidente da Angus, essa primeira exposição da nova raça é uma forma de fomentar a adesão de novos criadores.

Angus na Expointer 2019
A Associação Brasileira de Angus participa da Expointer 2019 com 194 animais inscritos (103 exemplares de argola, 75 rústicos Angus e 16 rústicos Ultrablack) e uma vasta programação que inclui julgamentos, eventos gastronômicos e debates técnicos. Neste ano, a programação da Associação Brasileira de Angus  conta com a parceria da Genex, o patrocínio do Banco Sicredi e da empresa AgroBella e apoio da Allflex e da Solução Genética.


Fonte: Associação Brasileira de Angus (ABA) 

Foto: Letícia Breda / ABA

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo