Expofeira de Pelotas será lançada nessa quinta-feira

Solenidade de lançamento da 93ª edição acontece em coquetel na Associação Rural de Pelotas

Um dos mais importantes eventos do calendário do município, a 93ª Expofeira Pelotas, será lançada oficialmente nessa quinta-feira, dia 12 de setembro, às 19h, em coquetel realizado no Salão Nobre do Parque de Exposições Ildefonso Simões Lopes. A solenidade marca o início dos trabalhos dedicados à principal feira do agronegócio na região, que ocorre entre os dias 7 e 13 de outubro.
A tradicional Expofeira de Pelotas já é um evento consolidado no calendário de atividades do meio no Estado. Considerada a segunda maior feira agropecuária do Rio Grande do Sul em participação de animais e diversidade de raças, ficando atrás apenas da Expointer de Esteio, a feira se destaca tanto pela capacidade mobilizadora e fomentadora das atividades do campo como também como espaço de integração entre os públicos rural e urbano, através da multiplicidade de suas atrações.
Nesta edição serão realizadas mais de 200 atividades em toda a Expofeira e a expectativa é de receber cerca de 70 mil visitantes nos sete dias do evento. Entre as atrações, exposições com a presença de animais de alto valor genético, leilões, mostras da gastronomia regional, produtos da agricultura familiar, máquinas e implementos agrícolas, além de shows e atividades culturais.
A Expofeira tem a sua marca associada aos negócios expressivos e bateu recordes de vendas em suas últimas edições. Para este ano segue alta a prospecção de vendas com expectativa de movimentação financeira em torno de R$ 30 milhões, incluindo tanto a comercialização de animais em leilões quando as vendas de máquinas, equipamentos, produtos e serviços.
Além dos leilões, que trarão em ofertas exclusivas o melhor da premiada e reconhecida nacionalmente pecuária da região, a feira oportunizará também um espaço para o encontro entre o produtor e o mercado, na feira da agricultura familiar, dedicada a valorizar a produção artesanal, e ainda a exposição de novidades e tecnologias voltadas ao meio rural, veículos e implementos agrícolas.
A agenda também inclui shows e intensa programação cultural. Já estão confirmadas as apresentações do Guri de Uruguaiana, interpretado pelo comediante Jair Kobe, os shows de Lisandro Amaral, Leonel Gomez, Mano Lima, grupo Querência, Quarteto Coração de Potro e da atração nacional, o cantor Leonardo.
Também estão na programação os encontros e debates realizados pelos núcleos e associações de criadores, a praça de Food Trucks e a diversidade de opções gastronômicas, o Arte Na Rural – espaço artístico que busca valorizar a produção cultural local – e a Conferência Rural da Zona Sul, maior evento de caráter técnico-científico do ramo na região, com seminários que discutem o desenvolvimento das cadeias produtivas do agronegócio.

Texto: Douglas Saraiva
Foto: Lidiane Gomez

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo