Escolas do Campo em destaque na Expointer, diz Fetag/RS
O Pavilhão da Agricultura Familiar na 42ª Expointer além de produtos variados têm um espaço dedicado à Educação do Campo. Há mais de 15 anos as escolas do campo vêm à Expointer apresentar os projetos que desenvolvem com os alunos do meio rural.
Um espaço organizado pela Fetag-RS, através do departamento de Educação do Campo, tem como objetivo valorizar as iniciativas que as escolas realizam durante o ano. Os projetos apresentados na Expointer também apresentam o ensino de alternâncias das Casas Familiar Rural, onde o aluno fica uma semana na escola e duas semanas sequenciais na propriedade para aplicar o conhecimento obtido na escola.
Ainda, no decorrer da semana os visitantes podem dialogar com as escolas e alunos sobre suas experiências, para conhecer um pouco mais de como é a realidade da educação do campo. As escolas que expõem no espaço da Educação do Campo vêm da região central, noroeste e sul, cada uma com um diferencial de organização, a exemplo da Cooperativa Escolar Brotando da Terra de Sinimbu.
Para a diretora de Educação do Campo da Fetag-RS – Diana Hahn “a valorização do trabalho desenvolvido nas escolas e fundamental. É por isso que a Fetag-RS traz há 15 anos as escolas do campo para a Expointer, para mostrar que Educação do Campo em escola pública pode ser dialogada com a realidade do jovem de uma forma em que este se sinta parte deste processo.”
Fonte: Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS)