Escolas agrícolas apresentam projetos de pesquisa durante a Expointer
Mostra fará parte da programação da Agptea na feira, que contará também com cursos e palestras sobre cultivo de noz-pecã e mecanização agrícola
A Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea) dando continuidade às comemorações dos seus 50 anos de atividades, completados em julho, vai reforçar a sua relação com as escolas durante a programação na Expointer 2019. Com um foco especial para as pesquisas, a entidade abrirá espaço em sua casa no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), para que as instituições de ensino apresentem os resultados das suas pesquisas na área agrícola, tanto na parte ambiental quanto na parte de cultivares.
Os trabalhos de dez escolas de vários municípios gaúchos poderão ser conferidos durante os nove dias de Expointer, entre 24 de agosto e 1º de setembro, em estandes no salão de entrada da casa. A iniciativa, conforme o presidente da Agptea, Fritz Roloff, visa permitir que o público em geral tenha uma relação mais clara com as comunidades escolares. “Muitas vezes a escola está inserida em um meio fechado e a Expointer é a grande vitrine para que o trabalho realizado pelos professores e alunos possa ser compartilhado”, afirma.
A programação da Agptea na feira também contará com palestras e cursos que serão realizados na Sala Professor Calvete, um auditório inaugurado na edição passada da Expointer. Os temas dos eventos irão abordar cultivos regionais, como a produção de noz-pecã consorciada com outras culturas e, principalmente, gado de leite, ou seja, o aproveitamento da floresta junto com a criação de animais. Outro assunto que estará em pauta será a tecnologia de alta precisão embarcada em máquinas agrícolas que visa otimizar recursos para o produtor na hora do plantio e da colheita. Haverá demonstração de pequenas máquinas agrícolas com foco para a agricultura familiar.
Roloff destaca que as atividades dentro da casa da Agptea na Expointer serão bastante diversificadas. “O nosso objetivo é demonstrar a dimensão do que é realizado pelas escolas agrícolas no Estado”, observa.
Confira a programação
Confira a programação
24 de agosto a 1º de setembro de 2019
9h – Exposição e apresentação de projetos das escolas agrícolas
27 de agosto de 2019 (Terça-feira)
10h – Reunião de diretores com a presença da equipe da Suepro
28 de agosto de 2019 (Quarta-feira)
9h – Curso sobre Mecanização Agrícola
13h30min – Curso sobre Mecanização Agrícola
29 de agosto de 2019 (Quinta-feira)
9h – Café da manhã com a imprensa10h – Palestra sobre a Ovinocultura no Rio Grande do Sul
30 de agosto de 2019 (Sexta-feira)
9h – Curso Técnico Básico de Implantação e Manejo da Nogueira-Pecã
13h30min – Curso Técnico Básico de Implantação e Manejo da Nogueira-Pecã
31 de agosto de 2019 (Sábado)
9h – Seminário e Projeto Sala Verde coordenado pela Educredi
Foto: Ton Silva/Marca Mídia/Divulgação
Texto: Rejane Costa/AgroEffective