‘Erico Verissimo e o jornalismo’ resgata referências de ‘O tempo e o vento’

Obra-prima de Erico Verissimo e um dos momentos seminais da literatura gaúcha e brasileira, a trilogia O tempo e o vento é alicerçada em uma série de acontecimentos históricos, noticiados na imprensa de então e que foram incorporados pelo escritor na narrativa ficcional da família Cambará.

O resgate dessas referências é o centro de Erico Verissimo e o jornalismo: fontes para a criação literária (Paco Editorial, 465 págs., R$ 40,00), de Márcio Miranda Alves, doutor em Letras e professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O trabalho, fruto de intensa pesquisa em jornais e documentos de época, terá duas sessões de lançamento nesta semana. Hoje, os autógrafos são em Porto Alegre, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Andradas, 1.223).

O bate-papo contará com a presença dos professores doutores João Cláudio Arendt e Wagner Coriolano de Abreu. Na sexta-feira, é a vez de Caxias do Sul, no Zarabatana Café Bar, seguido de debate com João Cláudio Arendt e Alessandra Rech. Os dois eventos começam às 19h.

Fonte: Jornal do Comércio

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo