Dia Estadual do Porco celebra força do setor em Frederico Westphalen

Considerado o maior evento da suinocultura gaúcha, o Dia Estadual do Porco foi realizado pela 45ª vez nesta sexta-feira (9) na sede da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), em Frederico Westphalen. O encontro anual itinerante é promovido pela Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs) e visa mostrar a força do setor e oportunizar um momento político e técnico de discussões. 

Ao público de aproximadamente mil pessoas, entre suinocultores independentes e integrados, representantes de cooperativas e agroindústrias, técnicos, veterinários, estudantes e autoridades, o governador Eduardo Leite falou sobre a responsabilidade do Executivo na cadeia produtiva.

“Como chefe de Estado, minha missão não é apenas resolver os problemas do governo. É fazer isso dando condições de desenvolvimento a todos os setores, entre eles, o agronegócio. Queremos dar melhores condições de mercado, gerando melhores preços e maior rentabilidade para os produtores e, consequentemente, melhorar a vida de todos nós, pois vai movimentar a economia, gerar impostos, empregos e renda”, destacou Leite.

Com aproximadamente 8 mil produtores, o RS é atualmente o terceiro maior produtor e segundo maior exportador de suínos do país. Somente em 2018, foram produzidos em solo gaúcho mais de 700 mil toneladas da proteína animal, com 9,4 mil abates. O município anfitrião ficou na 20ª colocação em número de suínos abatidos, sendo a atividade responsável por mais da metade da produção primária local.

“O RS é um Estado de gente que faz. Aqui estão empreendedores, descendentes de imigrantes que deixaram as suas terras em busca de novas oportunidades e geraram a riqueza do nosso Estado. Vamos agora criar as condições para que o RS não fique para trás. Para isso, estamos reduzindo a burocracia, melhorando a infraestrutura e reduzindo custos tributários. Estou confiante de que, juntos, vamos realizar novas façanhas”, concluiu Leite.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Covatti Filho, destacou medidas que estão sendo implementadas pela pasta em favor do agronegócio, como um programa que desencadeia a autossuficiência na produção gaúcha de milho, medidas de incentivo à instalação de rede de internet no interior e a busca por atingir o status sanitário de um Estado livre de aftosa sem vacinação, entre outros.

“Nós (do governo do RS) somos um parceiro dos produtores e temos o grande objetivo de não atrapalhar vocês. Para isso, estamos desenvolvendo um processo de desburocratização, principalmente para acelerar o licenciamento ambiental, incentivando cada vez mais a nossa produção agropecuária, que é um dos pilares de sustentação do nosso Rio Grande”, explicou o secretário.

Presidente da Acsurs, Valdecir Folador agradeceu pela presença do governador, secretários, deputados e demais presentes por enriquecerem o debate em favor do desenvolvimento da cadeia produtiva. “Juntos, conseguiremos avançar nas questões que travam o crescimento da produção e levar desenvolvimento aos quase 700 mil gaúchos que dependem da renda da suinocultura, entre produtores, transportadores e prestadores de serviço”, destacou Folador.
Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) 
Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo