Deputados aprovam realização de três audiências públicas

Reunida na manhã desta quinta-feira (16), a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, presidida pelo deputado Adolfo Brito (PP), aprovou a realização de três audiências públicas. O colegiado quer debater a retirada da vacina da Febre Aftosa; o Futuro da EMATER – ATER e a situação do comércio de alimentos e bebidas artesanais nas tendas estabelecidas às margens da rodovia Rota do Sol.

O primeiro requerimento de audiência pública aprovado, por iniciativa do deputado Gabriel Souza (MDB), tem como objetivo debater a situação do comércio de alimentos e bebidas artesanais (produtos de origem animal e vegetal), em especial da cachaça, nas tendas estabelecidas às margens da rodovia Rota do Sol. O encontro deve acontecer no município de Itati, sem data definida. Conforme o deputado Edson Brum (MDB), a reunião deve servir para esclarecer a legislação vigente. “O que está acontecendo lá são discordâncias e interpretações diferentes desta legislação por setores governamentais”, disse.

O Futuro da Emater/RS e as políticas do governo para o desenvolvimento do RS é o tema da audiência pública também aprovada pela Comissão. Proposta pelo deputado Jeferson Fernandes (PT) e mais 5 deputados, a discussão não tem local e data definidos. A deputada Zilá Breintenbah (PSDB) e os deputados Elton Weber (PSB) e Edson Brum defenderam a realização do evento, argumentando a necessidade de adequação e modernização do órgão.

Também foi aprovada a realização de uma audiência pública para debater a retirada da vacina da Febre Aftosa no Estado do Rio Grande do Sul. De acordo com o deputado Rodrigo Lorenzoni (DEM), o que motivou sua solicitação em requerer o debate foi a recente solicitação da secretaria estadual da Agricultura ao Ministério da Agricultura de uma nova auditoria quanto a necessidade de vacinação dos rebanhos gaúchos. “Precisamos ouvir a secretaria e o ministério em relação às suas estruturas e programas desenvolvidos por ambos e os novos passos a adotar”, defendeu. Sobre o assunto, também se manifestaram em apoio à proposição, os deputados Ernani Polo (PP), Carlos Búrigo (MDB) e Elton Weber.

Presenças
Participaram da reunião, a deputada Zilá Breitenbach (PSDB) e os deputados Adolfo Brito (PP), presidente, Ernani Polo (PP), Aloísio Classmann (PTB), Carlos Búrigo (MDB), Edson Brum (MDB), Elton Weber (PSB), Dr Thiago Duarte (DEM) e Rodrigo Lorenzoni (DEM).

Fonte: Agência de Notícias 

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo