Conexão Delta G lança a nova edição do Sumário de Touros na Expointer

Publicação permite ao criador identificar os animais que mais se enquadram em sua produção, por meio de características genéticas específicas

Ferramenta importante para a tomada de decisão do pecuarista que quer investir em exemplares de alta genética, o novo Sumário de Touros Hereford e Braford da Conexão Delta G será lançado na Expointer. O evento ocorre no dia 27 de agosto, terça-feira, ao meio-dia, durante encontro com a imprensa na casa da entidade, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). 

O lançamento do Sumário é um dos momentos mais importantes do ano para a Conexão Delta G, pois além de coroar todo o trabalho realizado em termos de avaliação genética, oferece aos criadores das raças Hereford e Braford os resultados dos touros testados dentro do programa. A publicação disponibiliza os dados de índices genéticos avaliados a campo nas mais diversas etapas de produção.

Tais resultados permitem aos produtores, a cada temporada, identificar os exemplares mais indicados para o seu plantel. E, dessa maneira, buscarem as respectivas centrais de inseminação. Como salienta Fernanda Brito, consultora do GenSys, parceira da Conexão Delta G, ainda que o trabalho de melhoramento genético da entidade seja ininterrupto, o Sumário de Touros vem a ser uma compilação cumulativa e anual de todo o trabalho desenvolvido pelo grupo. “A partir dele, é oferecida ao mercado uma informação de qualidade para a tomada de decisão na compra de sêmen”, pontua. 

Fernanda também destaca a grande participação de touros de origem dos rebanhos da Conexão Delta G nesta edição do Sumário. “Na publicação, 76% dos touros apresentados são originários desses rebanhos. Além disso, mais de um terço desses exemplares estão entre os 10% melhores, e mais de 80% são positivos em relação à média da base histórica. Esses resultados evidenciam a trajetória altamente técnica trilhada pela Conexão Delta G ao longo dos anos”, salienta. 

Como acrescenta o presidente do Conselho Técnico da Conexão Delta G, Bernardo Pötter, os touros bem ranqueados deste Sumário passaram pelo programa Touro Jovem. “São touros novos, com linhagens diferentes, frutos do nosso programa de teste de progênie”, enfatiza.

Segundo o presidente da Conexão Delta G, Eduardo Eichenberg, a Expointer, ao abrir a temporada de vendas de primavera, torna-se um cenário propício para o lançamento desta publicação, que já é referência em termos de genética das raças Hereford e Braford no Brasil. “Todos os dados compilados ao longo das avaliações feitas nos animais de cada safra são apresentados neste material, orientando os criadores”, explica. 

Ainda, como ressalta Eichenberg, o Sumário traz dados baseados em um sistema real de produção pecuária, no qual se almeja terneiros mais pesados, uma boa recria, uma boa terminação e o entoure de novilhas precoces. “Isso está englobado dentro do nosso trabalho de melhoramento genético, resultando na indicação dos melhores touros. Portanto, é motivo de muito orgulho para nós o fato dos animais oriundos da Conexão Delta G, especialmente do programa Touro Jovem, que é um dos nossos grandes diferenciais, estarem ponteando o Sumário, ferramenta que nós oportunizamos a todos os criadores de forma gratuita, via publicação impressa e eletrônica, esta última disponível no site da Conexão Delta G”, finaliza.

Durante a Expointer, os associados da Conexão Delta G também participarão de outros eventos, como os julgamentos de argola e de rústicos das raças Hereford e Braford, e a assembleia da entidade, a ser realizada na quinta-feira, 29 de agosto.

Foto: Andréia Odriozola/AgroEffective/Divulgação
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

Mostrar mais
Fechar