Concurso de Carcaças Angus estreia novo formato no RS

O já consagrado Concurso de Carcaças Angus, que tem como objetivo mostrar o potencial do gado Angus, estreia nova formatação este ano na sua edição junto ao Frigorifico Silva. Diferentemente de anos anteriores, a competição será dividida em duas etapas: uma no dia 19 de julho e a outra, no dia 6 de dezembro, ambas serão realizadas em Santa Maria (RS). Os criadores do Rio Grande do Sul que desejam participar da primeira etapa do Concurso de Carcaças Angus têm até o dia 10 de julho para realizar a inscrição dos seus animais, as notas obtidas nas duas fases não funcionarão de forma somatória e os lotes que receberem a maior pontuação, entre as duas etapas, serão os campeões.

Segundo a gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes, outra novidade para 2019 é o prêmio Fidelidade Carne Angus. “Essa premiação tem por objetivo valorizar os criadores que, ao longo do último ano, abateram seus lotes no Frigorífico Silva e atingiram importantes índices de aprovação dos animais dentro do Programa Carne Angus, para isso será avaliado o histórico de abate dos produtores”, destaca.

Para participar do concurso é necessário inscrever lotes com, no mínimo, 20 exemplares Angus e Cruza Angus, machos e fêmeas com idade de até quatro dentes. Esses lotes serão separados em quatro categorias: machos Definidos; fêmeas Definidas; machos Cruza Angus; e fêmeas Cruza Angus. A apuração dos resultados, que receberá o olhar atento dos técnicos do Programa Carne Angus e profissionais do Frigorífico Silva, avaliará, de forma individual, os critérios como peso de carcaça quente, maturidade (idade), conformação, acabamento, padrão racial e sanidade.

De acordo com Ana Doralina, as novas mudanças no regulamento da competição elevaram a expectativa quanto ao número de participantes. “O Programa Carne Angus quer estar próximo do criador, e oportunizar uma adesão cada vez maior de participantes oriundos de diferentes sistemas de produção. Dessa forma, o Concurso de Carcaças é uma oportunidade excelente para os pecuaristas mostrarem o potencial do seu rebanho”, pontua.

As inscrições devem ser feitas no e-mail: concurso@carneangus.org.br.

Acesse o regulamento aqui: Regulamento Concurso de Carcaças Silva 2019.
Fonte: Associação Brasileira de Angus (ABA) 

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo