Concurso da Agricultura Familiar, debates e Jantar dos Peões são os destaques da Expointer nesta segunda

A programação da 42ª Expointer desta segunda-feira (26) contempla toda a diversidade que a feira representa, começando cedo e terminando tarde da noite com debates, workshops e concursos.

Começa hoje, no Pavilhão da Agricultura Familiar, o Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar, que está na oitava edição. A competição avaliará os melhores itens nas categorias suco de uva integral, vinho tinto de mesa seco, vinho tinto fino seco, salame, queijo colonial, cachaça prata, cachaça envelhecida (classificação premium e extra premium) e mel.

Ainda pela manhã, no Auditório do Parque, tem seminário sobre queijos artesanais, promovido pela Emater, conveniada da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). E às 13h e 15h, Cozinha Show no espaço da Emater, com degustação de pão de queijo com linguiça e crepe de banana com doce de leite.

A erva-mate, tão presente na vida dos gaúchos, estará na pauta da Reunião da Câmara Nacional da Erva-Mate, no Auditório do Parque, às 14h. O arroz também é tema na Expointer, com o lançamento, ao meio-dia, da 30ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz. A produção de alimentos como um todo vai estar em debate no painel “Agrofuturo – A produção de alimentos do amanhã”, na Arena do Canal Rural, às 14h.

Um dos temas que mais está na pauta nos dias de hoje, “Agroecologia & Sustentabilidade”, será assunto de debate com Sebastião Pinheiro e José Cleber de Souza, no Auditório da Federacite.

Os crimes como roubo, contrabando e falsificação de agroquímicos, são o tema do Workshop da Frente Parlamentar de Combate aos Crimes Agropecuários (Fpcca), na Casa da Assembleia Legislativa, às 13h.

E durante todo o dia, hoje a amanhã, estudantes de escolas de todo o estado vem conhecer a Expointer e as suas atrações.

No período da noite, ocorre o tradicional e concorrido Jantar dos Peões, uma homenagem do governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e outros parceiros, a estes trabalhadores que fazem a Expointer acontecer. Os convidados serão recebidos às 20h, no Restaurante Casa do Gaúcho.

A feira não para. Mais tarde, às 22h, ainda tem 3ª Ordenha Concurso Leiteiro, no Pavilhão de Gado Leiteiro, na Sala de Ordenha.


Fonte: Expointer 2019 

Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo