Classificados e campeões são definidos na Paleteada de Lavras do Sul
Sintonia, funcionalidade e parceria na busca da corrida perfeita em três paradas: da fronteira com a Argentina, passando pelo Extremo Sul e terminando novamente na Campanha Gaúcha. Esse foi o caminho percorrido pelas semifinais de Paleteada em 2019. Ciclo que se encerrou em grande estilo no município de Lavras do Sul, com a disputa da última classificatória da Força A e também a Final da Força B entre os dias 10 e 12 de maio.
Os números registrados aqui só confirmam o sucesso da modalidade neste fechamento de temporada classificatória. Com 142 duplas inscritas – sendo 94 na Força A e 48 na Força B – a disputa em Lavras do Sul totalizou mais de mil pedidos de “porta”. Isso, em uma disputa que rendeu tempo superior a 20h de corridas de vaca na pista do Sindicato Rural.
Na Força A, se a fase final realizada neste domingo (12) embaralhou o resto da planilha, impondo as dificuldades da corrida de gado com retomada, para os primeiros colocados a vitória foi sendo garantida desde o início. Líderes em todas as parciais divulgadas, Gustavo Delabary montando Bandeira da São Crispim e Jonathan Teixeira montando Festa Grande do São Crispim terminam como os vencedores após somar a a pontuação de 59,00.
Confirmando a competitividade da disputa, na listagem de habilitados para a Expointer a diferença de pontuação foi pequena e acirrada entre os 20 classificados, com direito até a desempate para definir o terceiro e quarto lugares. “Uma prova bem imprevisível, pelo fato do tempo – choveu na sexta-feira, fez frio – e o gado também, que a gente sabe não é um desafio fácil. Mas um nível muito alto de animais e de prova. Uma prova excelente como sempre, como já foi nas outras classificatórias. Quem se superou, entrou nos vinte”, pontuou o jurado Renato Gonçalves.
Força B apresenta seus vencedores
Entre aqueles que buscavam o título da categoria Força B, quase dois pontos de diferença na soma do levantar de placas definiram a dupla campeã. Erguendo o troféu, Felipe Augusto Zanin montando JL Hermosa e Matheus Lorenzetti Poli montando Gata Del Rey aproveitaram melhor os bois soltos na boca do brete. Eles que haviam terminado a primeira fase na terceira colocação, deram o salto ao topo após os desafios de corrida com retomada e sagraram-se como os vencedores da temporada com 69,88 de nota final.
Como não poderia deixar de ser, a decisão deixou sua contribuição no sentido de oportunizar a disputa a mais competidores, já que a participação e os bins resultados não dependem do perfil ou do nível de experiência dos ginetes. “Eu ressalto a questão dos iniciantes, do fomento da raça. Eu acho mjito importante a gente ver pai correndo com filha (o), mulheres entrando cada vez mais correndo paleteada, que é uma prova que encanta bastante. Pelo nível que apareceu na Força B aqui foi muito importante para o crescimento da prova”, salienta Gonçalves. Lembrando que as duas duplas melhores colocadas na Força B também ficam habilitadas a concorrer na Final Nacional de Paleteada da Expointer 2019.
A prova
O evento contou com a organização da ABCCC em parceria com o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Lavras do Sul. Na supervisão, Carlos Marques Gonçalves Neto garantiu o cuidado técnico com a prova e também por eleger o animal Selo de Raça da prova, prêmio entregue a égua Três Marias da Escondida. A cedência do gado para uso nesta semifinal foi da Cabanha Macanudo.
A Vetnil é a patrocinadora oficial do ciclo de Paleteadas 2019.
Confira o resultado (ainda não homologado pela ABCCC):
FORÇA A
1º lugar
Gustavo Delabary montando Bandeira da São Crispim e Jonathan Teixeira montando Festa Grande do São Crispim
Nota: 59,00
2º lugar
Eduardo Loureiro de Souza montando Viragro Tirana e Carlos Loureiro de Souza montando Viragro Camino Real
Nota: 56,50
3º lugar
Felipe Augusto Zanin montando Recuerdo do Purunã e Guilherme de Carli montando MN Informante
Nota: 55,88 (12,25 no desempate)
Fonte: ABCCC
Foto: Leandro Vieira