Circuito levará discussão sobre integração lavoura-pecuária ao Norte do RS

Discutir e refletir sobre produção de carne de qualidade no sistema de integração lavoura-pecuária, suas possibilidades de melhoria e os benefícios que o método dispõe aos produtores. Esse será o foco do Circuito Angus ILP – Cotripal, promovido pela Associação Brasileira de Angus, o Programa Carne Angus Certificada e o frigorífico Cotripal, com apoio do Programa Juntos Para Competir. O evento ocorre no dia 27/9, a partir das 8h, na sede da Associação dos Funcionários da Cotripal (Afucopal), em Panambi (RS).

O Circuito contará com entrega da premiação da primeira edição do Concurso de Carcaças da Cotripal, que ocorre no dia anterior (26/9). Além disso, haverá apresentação de cases e palestra com o professor da Universidade Federal do RS (Ufrgs) Paulo Carvalho. Na parte da tarde, os participantes realizarão visita técnica à propriedade do criador Caio Vianna, em Júlio de Castilhos. Ao final, para fechar o evento, será realizada uma degustação de carne Angus certificada. Participar de iniciativas como essa, para a gerente nacional do Programa Carne Angus, Ana Doralina Menezes, é de suma importância para compreender os rumos da produção do futuro. “Devemos lembrar que a carne que entregamos na mesa das famílias é fruto de um processo amplo, pensado e construído muito antes do abate, e que busca a qualidade ao longo de todas as etapas. A integração é um exemplo de sistema com esse objetivo”, ressalta.

De acordo com um dos gestores do Juntos Para Competir Diego Coimbra, a integração entre agricultura e pecuária é essencial para a região Norte do Estado. “Esse sistema ameniza os efeitos da estiagem. Se o produtor perder num lado, ganha do outro. Isso gera segurança, motivação e sucessão no campo”, afirma. O objetivo central do evento, para o diretor da produção pecuária da Cotripal, Roque Andreola, é conscientizar os produtores que a produção de carne entra no sistema para agregar valor como uma fonte de renda adicional. “O consumidor e a indústria demandam animais de qualidade”, cita, sobre a crescente busca por carne premium.

O Circuito é uma realização da Associação Brasileira de Angus, Programa Carne Angus Certificada, Cotripal e Juntos Para Competir.

Fonte: Angus

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo