Carne Devon Certificada chega ao mercado gaúcho

Contrato de parceria foi assinado nesta quarta-feira com o Frigorífico Famile

A Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCD) fechou parceria com o Frigorífico Famile, de Pelotas, para a produção de carne Devon certificada no Rio Grande do Sul. Após a assinatura do contrato, na manhã de hoje (07), foi realizado um abate técnico inaugural com animais da Cabanha Palmeira, de Camaquã. Para a presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon, Simone Bianchini, o mercado gaúcho vinha pedindo os cortes Devon certificados há algum tempo. “Foram meses de negociações. Para a ABCD é um passo muito importante, afinal, é o Rio Grande do Sul que tem o maior rebanho Devon e o maior número de criadores do Brasil. Então nada mais justo do que ter disponibilidade de carne Devon certificada perto de casa”, avalia.

A expectativa da Associação é que os criadores gaúchos manifestem interesse pelas bonificações à medida que ficarem sabendo da novidade. A meta inicial é o abate de 100 cabeças por mês. O trabalho de prospecção dos animais já começou.

O Famile é um tradicional frigorífico do sul do estado. Com 38 anos de atividades e capacidade de abate de 210 animais/dia, tem seus produtos distribuídos em todo o Rio Grande do Sul. Para José Paulo Corvello, diretor e um dos fundadores da empresa, a nova parceria é muito bem-vinda. “A qualidade da carne Devon é inquestionável, por isso a nossa aposta é na satisfação tanto do consumidor quanto do produtor”, garante.

Sobre a Carne Devon Certificada – Atualmente, a Carne Devon Certificada é exclusividade do mercado catarinense. Desde maio de 2017, mais de três mil animais, entre novilhos inteiros e castrados, foram abatidos com Selo de Certificação pelo Frigorífico São João, totalizando 787.603 quilos. Cento e cinquenta criadores estão cadastrados e participam do programa de certificação em Santa Catarina. A presença do selo nas embalagens garante ao consumidor a rastreabilidade e a autenticidade do produto com aprovação em rigorosos critérios de qualidade. Como, por exemplo, animais com garantia de procedência e criados dentro dos padrões de bem-estar animal.

Sobre a raça Devon -A raça de origem britânica foi introduzida no Brasil pelo Rio Grande do Sul, em 1906. Se caracteriza pela rusticidade, caráter dócil, adaptabilidade a climas adversos e boa lactação das vacas, tidas como boas mães. Devido à alta qualidade genética, a raça é utilizada com sucesso em cruzamentos. O rebanho Devon no Brasil soma cerca de 250 mil cabeças.


Fonte: Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCD) 
Foto: Jeferson Sigales / ABCD

Mostrar mais
Fechar