Atividades do Provarroz seguem intensas pelo Estado

Os trabalhos fomentados pelo Programa de Valorização do Arroz (Provarroz) do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) seguem intensos pelos municípios do Rio Grande do Sul. As atividades não param. Nas últimas duas semanas o programa realizou ações nas cidades de Lajeado, Jaguarão e na capital gaúcha.

O Provarroz volta às salas das universidades com palestras e oficinas destinadas a alunos de gastronomia e nutrição, importantes multiplicadores de opinião.

Na quarta-feira (12) o encontro foi na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), em Porto Alegre para a turma do 3º semestre de nutrição, alunos da professora Dra Maria Rita Cuervo. Cerca de 30 estudantes participaram das atividades realizadas pela nutricionista do Irga, Carolina Pitta, no laboratório de ciência e arte dos alimentos da instituição.

Carolina falou sobre os benefícios do consumo de arroz para a saúde, além de ter demonstrado na prática o uso da farinha de arroz, em receitas elaboradas por ela e os alunos. Foram preparados dois bolos, o tradicional bolo de laranja foi adaptado e feito com suco de bergamota e o bolo de farinha de arroz negro, receita criada na hora pela nutricionista e os alunos.

A segunda etapa do planejamento de inclusão da farinha de arroz na merenda escolar de Jaguarão foi realizada na última segunda-feira (10), no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do município. A primeira fase ocorreu em abril com a apresentação do programa e plano de trabalho para a Prefeitura sobre o uso do coproduto na merenda.

A nutricionista da autarquia ministrou a palestra “Os benefícios do consumo de arroz para a saúde” e a oficina “Receitas com farinha de arroz” para 15 merendeiras, colaboradoras do CRAS e comunidade. Também estiveram presente o vice-prefeito da cidade, Henrique Edmar Knorr, o chefe de gabinete, Ricardo Pereira da Silva, e a nutricionista interina do município, Raquel Hollas.

“Nosso objetivo agora foi demonstrar na prática o passo a passo de receitas simples e fáceis com a farinha de arroz, com a intenção de instruir a sua manipulação e ensinar o processo caseiro de produção da farinha”, informa a nutricionista do Irga.

Para a nutricionista interina do município, o projeto possui aspectos significativos para o fomento do consumo do arroz e seus derivados.

“A importância do projeto é que além de resgatar os benefícios e o valor nutricional do arroz, proporciona através da farinha do arroz, uma alternativa para incrementar a qualidade da merenda dos nossos escolares”, aponta Raquel.

“O primeiro estágio foi voltado para a conscientização da importância do consumo de arroz e seus coprodutos. Nesta segunda etapa realizamos a continuidade do planejamento proposto. O passo seguinte é a aprovação do projeto de lei que tramita na Prefeitura para a inclusão da farinha de arroz na merenda escolar de Jaguarão”, explana a coordenadora do Provarroz, Camila Pilownic Couto.

Pela terceira vez na Universidade do Vale do Taquari (Univates), em Lajeado, Carolina esteve com atividades do Provarroz. O encontro ocorreu na segunda-feira (3).

Os alunos do curso de gastronomia da instituição foram acompanhados pela nutricionista durante a aula da disciplina de cereais. Na ocasião, Carolina auxiliou os estudantes com dicas culinárias, sanou dúvidas e monitorou as preparações feitas pelos acadêmicos. Os alunos foram divididos em grupos para a elaboração dos pratos, a pedido da coordenadora e professora do curso, Natali Knorr Valadão.

Para o segundo semestre estão previstas atividades também com a farinha de arroz com os lecionandos. Carolina ressalta que a farinha pode ser produzida em casa com qualquer tipo de arroz, polido, integral, vermelho, negro, entre outros. É necessário apenas triturar o grão.

A próxima ação do Provarroz acontece na segunda-feira (17), em São Lourenço do Sul.

Abaixo você confere a receita do Bolo de farinha de arroz negro.

Ingredientes:
2 xícaras de farinha de arroz negro (não é o selvagem)

1 xícara de suco de bergamota ou laranja

1 xícara de açúcar mascavo

4 ovos

¾ xícara de óleo de arroz ou outro óleo vegetal

1 colher de sopa de fermento químico

Modo de preparo:
– Misturar todos os ingredientes e por fim o fermento até que a massa esteja bem homogênea;

– Assar em forma untada e enfarinhada, em forno pré-aquecido 250° C, por 20 min ou até estar assado (teste do palito: se espetar o bolo e este sair seco, está pronto);

– Servir com cobertura de sua preferência.
Fonte: Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) 

Foto: Divulgação / Irga

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo