Assembleia promove ações de incentivo à arte e produção cultural gaúchas

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, através do Departamento de Cultura, atua permanentemente na promoção e incentivo à produção e fruição cultural, oferecendo à sociedade acesso à arte e à cultura.

Durante o primeiro semestre de 2019, o Parlamento gaúcho, entidades e organizações da sociedade civil trabalharam em conjunto para fomentar o desenvolvimento cultural, científico, econômico, educacional, ambiental e social do estado, com a realização de certames destinados à valorização de iniciativas que gerem desenvolvimento sustentável e melhoria na qualidade de vida da população.

Projeto Sarau do Solar – 26 anos de espetáculos musicais
Reconhecido e premiado, o Sarau do Solar da Assembleia Legislativa foi criado em 1993 com o objetivo de promover espetáculos musicais com periodicidade quinzenal e com entrada franca, em temporada que se estende de março a dezembro de cada ano. O Sarau obteve reconhecimento por Honra ao Mérito no Prêmio Açorianos de Música 2006, concedido pela Secretaria da Cultura de Porto Alegre.

Os objetivos do Projeto Sarau do Solar são estimular a pluralidade da produção gaúcha e propiciar acesso universal às mais variadas expressões da cultura musical local, regional, nacional e internacional. As apresentações, que contemplam diversos gêneros, são realizadas na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara, com edições especiais no Teatro Dante Barone e no jardim do Solar. 

O Departamento de Cultura da AL lançou neste semestre o edital para contratação de artistas da área musical para o Projeto Sarau do Solar de 2019.  No dia 13 de junho o Diário Oficial da Casa tornou público o resultado final da seleção de artistas.

A comissão de seleção avaliou e classificou os projetos participantes inscritos em duas categorias: Projeto Sarau do Solar, com apresentações quinzenais, e Sarau Especial, com espetáculos em datas e eventos comemorativos.  

No dia 3 de julho, às 19 horas, no Teatro Dante Barone, ocorreu o Sarau do Solar Especial de abertura da temporada 2019, com apresentação da cantora Paola Kirst e o Kiai Grupo.

A atração do Sarau do Solar de 17 de julho, às 18h30, na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara da ALRS, foi o espetáculo de música e dança de Emily Borghetti e Rafa Costa.

Considerado um dos compositores mais versáteis de sua geração, o músico, cantor e compositor missioneiro, Érlon Péricles foi a atração do Sarau do Solar do dia 31 de julho, na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara da ALRS. No espetáculo intitulado O Milongueiro Vai, Érlon apresentou um show de milongas autorais, onde o tema central é a influência do ritmo sul americano no cancioneiro gaúcho.

Troféu Mulher Cidadã 2019
O Troféu Mulher Cidadã, instituído pela Resolução nº 2.703, de 16/07/1997, e atualizada em 2013, é outorgado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, anualmente, no Dia Internacional da Mulher, 8 de março. Concedido pela Assembleia Legislativa a personalidades femininas que se destacaram em diversas áreas, o Troféu Mulher Cidadã   de 2019 foi entregue no dia 7 de março, às 14 horas, em Sessão Solene, no Plenário 20 de Setembro, como parte das comemorações ao Dia Internacional da Mulher.

 A Assembleia Legislativa homenageou com o Troféu Mulher Cidadã sete mulheres que se destacaram em suas áreas de atuação. Os nomes das contempladas nesta 22ª edição foram indicados pelas bancadas partidárias e ratificados pelas deputadas estaduais, em deliberação homologada pela Mesa Diretora da Casa.

 Agraciadas nas sete categorias da distinção

  1.  Defesa dos Direitos da Mulher e Combate à Violência contra a Mulher
    Tânia Regina Silva Reckziegel
  2.  Educação da Mulher
    Tânia Maria de Paula Feijó
  3. Promoção da Participação Política da Mulher
    Manuela D Ávila
  4. Profissionalização e Geração de Trabalho e Renda para a Mulher
    Maria Eulalie Assumpção Mello Fernandes
  5. Saúde da Mulher
    Marly Vendruscolo
  6. Atividade Comunitária em prol da Mulher
    Gicele de Azevedo Melo
  7. Mulher na Cultura
    Joanna Burigo

Prêmio Lila Ripoll de Poesia
Prêmio Lila Ripoll de Poesia, instituído pela Assembleia Legislativa gaúcha em 2004, recebeu, na sua 14ª edição, mais de 700 poesias inscritas, provenientes de todo o Brasil e de países como Estados Unidos, Portugal, Japão, Estados Unidos e Moçambique. 

A premiação tem o intuito de fomentar o desenvolvimento cultural e estimular a criação artística, por intermédio da divulgação e valorização da poesia dedicada às causas sociais e às questões de gênero, bem como dar visibilidade a novos talentos literários.

A Comissão Organizadora do Prêmio Lila Ripoll de Poesia 2019 foi coordenada pelo deputado Luiz Marenco (PDT) e a Comissão Julgadora da premiação foi composta por Valesca de Assis, Laís Chaffe, Gujo Teixeira, Renata Wolf e Cristiano Vieira.

A cerimônia de premiação está marcada para o dia 14 de agosto, na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara da ALRS, onde os três primeiros colocados serão agraciados com medalha e diploma, e os autores de outros dez poemas receberão menções honrosas.

1º Lugar Ombros”, de Thamires Andrade Reis (São Paulo – SP)

2º Lugar “Mediterrâneo”, de Isadora Dutra (Porto Alegre – RS)

3º Lugar Transbordamento”,de Luciane Maria Lopes (Mirassol – SP)

Menção honrosa

  • Sombras de Mali”, de Cris Dakinis (São Pedro da Aldeia – RJ)
  •  “Sina”, de João Elias Antunes de Oliveira (Taguatinga – DF)
  •  “As pólvoras”, de José Felipe Haffner (Porto Alegre – RS)
  •  “Poema sem título 1”, de Plínio Feijó Alva Zuniga (São Paulo – SP)  
  •  “Eu nunca pedi para estar aqui”, de Laura Gizinski da Silva (Porto Alegre – RS)
  •  “Nascimento”, de Adriana bandeira (Montenegro – RS)
  •  “Superfícies”, de Adriana Bandeira (Montenegro – RS)
  •  “A maçã de fogo na árvore genealógica”, de Daphine Moraes Couto (Porto Alegre – RS)
  •  “Em cada esquina”, de Alex Alexandre da Rosa (Jundiaí – SP)
  •  “O faroeste no eclipse da humanidade”, de José Ronaldo Siqueira (Mutum – MG)

As poesias vencedoras serão publicadas pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, sob a forma de separata, e distribuídas gratuitamente na Feira do Livro de Porto Alegre.

Prêmio Assembleia de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas
Integrante da programação do Festival de Cinema de Gramado, o Prêmio da Assembleia Legislativa de Cinema para a Mostra Gaúcha de Curtas recebeu inscrições de 1º de maio a 2 de junho. Incentivo à produção gaúcha de cinema, a Mostra contempla os vencedores nas 11 categorias com troféus e prêmio em dinheiro.

A Mostra, que está na sua 17ª edição, é realizada em parceria entre a Assembleia Legislativa, o Festival de Cinema de Gramado e a Prefeitura Municipal de Gramado, por meio da Gramadotur, com apoio da Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do RS (APTC), do Sindicato da Indústria Audiovisual do RS (SIAV), da Fundação Cinema RS (Fundacine), e do Instituto Estadual de Cinema – Iecine/Sedac.

 Os filmes selecionados para a Mostra Gaúcha de Curtas serão exibidos em duas sessões exclusivas e públicas, com entrada franca, durante a programação do 47º Festival de Cinema de Gramado, nos dias 17 e 18 de agosto, no Palácio dos Festivais, em horário a ser estabelecido pela Comissão Organizadora e pela produção do Festival.

A Comissão de Jurados, formada por realizadores, jornalistas, críticos e professores com atuação em outros estados do Brasil, analisa as obras selecionadas, durante a exibição pública no Palácio dos Festivais, e atribui a premiação em 11 categorias: Melhor Filme; Melhor Ator; Melhor Atriz; Melhor Direção; Melhor Roteiro; Melhor Fotografia; Melhor Montagem; Melhor Direção de Arte; Melhor Música (Trilha Sonora); Melhor Edição de Som (Desenho de Som) e Melhor Produção Executiva.

Prêmio Jovem Cientista
Instituído pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o Prêmio Jovem Cientista tem como objetivos reconhecer e incentivar as pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas por alunos de escolas de ensino médio e da educação profissional de nível técnico do Rio Grande do Sul.

O Prêmio Jovem Cientista é conferido anualmente a estudantes das escolas de ensino médio e/ou da educação profissional de nível técnico do Estado com as melhores pontuações na da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – MOSTRATEC, promovida pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo.

Os vencedores recebem como premiação as passagens aéreas e hospedagem para participarem da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Desenvolvimento da Ciência (SBPC), que ocorreu de 21 a 27 de julho, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, com o tema “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”.

A premiação foi entregue no dia 26 de junho, às 11 horas, na Sala da Presidência da Assembleia Legislativa.

Vencedoras de 2019

1º Lugar: Giovana Berti Mantovani 
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Novo Hamburgo) – Projeto Avaliação da atividade antitumoral da solução detergente ACABI.

2º Lugar: Bruna da Silva Cruz 
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Novo Hamburgo) – Projeto Fast Braille – Impressora com múltiplas funções para auxiliar a escrita de deficientes visuais.

3º Lugar: Laura Eduarda Mallmann Kieling 
Colégio Estadual Cônego Afonso Scherer (Santa Maria do Herval) –  Projeto Percepção de sintomas depressivos em estudantes de ensino médio de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul.

Prêmio Gestor Público  
Criado em 2002, o Prêmio Gestor Público é promovido pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do RS (Sindifisco) e pela Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do RS (Afisvec), em parceria com o Parlamento gaúcho. Os objetivos são incentivar a melhoria da gestão pública e o uso de metodologia nas prefeituras, estimular iniciativas inovadoras e destacar programas municipais que apresentam resultados positivos para as comunidades.

A solenidade de lançamento do 18º Prêmio Gestor Público (PGP) ocorreu no dia 9 de abril, no Salão Júlio de Castilhos. Nesta edição, o prêmio destaca o tema Meio Ambiente: gestão consciente, município sustentável.

Prêmio de Responsabilidade Social
O Prêmio de Responsabilidade Social está na sua 20ª edição, encerrou suas inscrições no dia 31 de julho. O cronograma da distinção prevê a solenidade de entrega da premiação para o dia 27 de dezembro, no Teatro Dante Barone da AL.

A Comissão Mista do Prêmio de Responsabilidade Social 2019 é composta pelas seguintes entidades: Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas – ADCE; Associação Riograndense de Imprensa – ARI; Conselho Regional de Administração do RS – CRA/RS; Conselho Regional de Contabilidade do RS – CRC/RS; Federação de Entidades Empresariais do RS – FEDERASUL; Federação das Associações dos Municípios do RS – FAMURS; Federação das Indústrias do RS – FIERGS; Federação do Comércio de Bens e de Serviços – FECOMÉRCIO; Organização Parceiros Voluntários; Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade – PGQP; Serviço Social da Indústria – SESI; Serviço Social do Comércio – SESC (FECOMÈRCIO) e Sindicato e Organização das Cooperativas RS – OCERGS/SESCOOP.

Exposições e mostras fotográficas
A Sala J.B. Scalco, criada em 1983 para abrigar exposições fotográficas no térreo do Solar dos Câmara é um espaço cultural aberto à comunidade. O espaço recebeu esse nome em homenagem ao gaúcho João Batista Scalco (1951-1983), considerado um dos melhores fotojornalistas do Brasil.

Inaugurado em 2018, o Espaço de Exposições Deputado Carlos Santos, localizado no térreo do Palácio Farroupilha, é mais um espaço cultural da AL destinado a abrigar mostras e exposições.

No primeiro semestre de 2019, de 12 a 29 de março, a Sala JB Scalco recebeu a mostra fotográfica “Sob a luz do meu olhar”, de Denise Borba Narciso. A mostra integrou programação prevista para o mês de março, assinalando o Dia Internacional da Mulher de 2019 e destacou o autocuidado durante a gravidez de risco sob a perspectiva da terapia ocupacional.

A Sala JB Scalco do Solar dos Câmara da Assembleia Legislativa recebeu, de 7 a 27 de maio, a coletiva fotográfica “Cotidiano”. Um grupo de 23 fotógrafos homenageou a cidade de Porto Alegre pela passagem dos seus 247 anos.  As 23 fotografias registram diversos pontos da cidade nas mais variadas situações, comuns na rotina diária de seus habitantes.

A exposição fotográfica “Maria disse não”, de Marco Antonio Stello, ocupou a Sala JB Scalco da ALRS de 15 a 31 de julho. As 25 fotografias expostas, sendo 15 fotografias digitais, e mais 10 analógicas, propõem expressar por meio do nu feminino a liberdade, a aceitação e a estética fora dos padrões idealizados.

O Espaço de Exposições Deputado Carlos Santos abrigou, de 13 a 22 de março, a exposição “Conquistas e avanços das mulheres na institucionalidade e no Direitos – Brasil, marcos históricos internacionais e registros no Rio Grande do Sul”.

A exposição de cunho informativo e histórico foi realizada em parceria entre o Departamento de Cultura e a Procuradoria Especial da Mulher da ALRS e integrou as homenagens do Parlamento gaúcho ao Dia Internacional da Mulher de 2019.

Reserva de Espaços
A Divisão de Reserva de Espaços tem como principais atribuições o agendamento, a solicitação dos serviços disponibilizados pela Assembleia Legislativa e a divulgação dos eventos, promovidos ou não pelo Poder Legislativo, realizados nos diversos espaços. Também é responsável pelo agendamento de espaços do Parlamento, como Teatro Dante Barone, Vestíbulo Nobre, Galeria dos Municípios, salas João Neves da Fontoura (Plenarinho), Maurício Cardoso, Sarmento Leite, Salzano Vieira da Cunha, José Antônio Lutzenberger, Alberto Pasqualini e Espaço de Convergência Adão Pretto. Além desses espaços, também promove agendamentos para a Sala José Lewgoy e Espaço Zumbi dos Palmares, no Solar dos Câmara.

No primeiro semestre de 2019, foram realizados, no Teatro Dante Barone,15 eventos. O Teatro funcionou com sua capacidade reduzida devido a obras realizadas na esplanada do Palácio Farroupilha. Nas outras salas sob gestão da Divisão de Espaços, além de reuniões ordinárias de comissões e audiências públicas, foram realizados 450 eventos. Também foram realizadas 11 exposições e mostras.

Fonte: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

Foto: Celso Bender

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo