Angus capacita criadores na 59ª Expolondrina

Começa nesta sexta-feira (5/4) a primeira exposição ranqueada do ano para a Angus, a 59ª Expolondrina. A participação da raça começa no dia 10, quando uma série de palestras, promovidas pela Associação Brasileira de Angus, acontecem na Casa do Criador, a partir das 15h, no Parque Governador Ney Braga, em Londrina. Os temas propostos vão ao encontro das principais necessidades dos pecuaristas, especialmente os que buscam, no Paraná, a genética Angus para qualificar seus rebanhos.

As conferências integram o Curso de Seleção e Melhoramento, que visa a mostrar, na prática, como a raça pode melhorar a qualidade da carne e o rendimento de carcaça na indústria, e trazer, consequentemente, maior lucro para o produtor. Interesse esse que deve atrair, especialmente, criadores das regiões Sudeste e Centro-Oeste do país, que utilizam a genética Angus para cruzamento industrial.

Um dos temas abordados será a tecnologia como ferramenta essencial no melhoramento genético e na construção da raça, e ficará a cargo gerente de Fomento Associação Brasileira de Angus, Mateus Pivato. O presidente do conselho técnico da Associação Nacional de Criadores – ANC Herd Book Collares, Flávio Montenegro Alves, abordará a seleção de bovinos de corte. Já o médico veterinário e inspetor técnico da raça Angus, Antônio Chaves Neto, falará sobre o melhoramento genético voltado para o cruzamento industrial. E o coordenador de Qualidade do Programa Carne Angus, Gabriel Beltrão, tratará da qualidade da carne desde a criação do gado até chegar à mesa do consumidor.

Segundo Pivato, a intenção é levar informações práticas, que possam ser aplicadas no dia a dia do pecuarista. “O melhoramento genético é a realidade da pecuária brasileira. A melhor forma de debater esses tópicos importantes é justamente trazendo profissionais e palestrantes altamente qualificados”, afirma.

A participação da raça na Expolondrina continua nos dias 11 e 12 de abril, quando acontece o processo de admissão dos exemplares Angus, o Leilão Conexão Reconquista, o julgamento de classificação dos animais e a entrega de troféus aos criadores campeões da feira. Ao todo, cerca de 50 animais devem entrar na pista sob o olhar do jurado sul-africano PJ Budler.

Confira a programação do evento:

1º a 10/04, das 08h às 20h – Entrada dos animais

10/04, às 15h – Curso de seleção e melhoramento

11/04, às 08h – Admissão

11/04, às 20h – 12º Leilão Conexão Reconquista

12/04, às 09h – Julgamento

12/04, às 18h – Entrega de Prêmios

14/04, após 22h – Saída dos animais

Foto: Luciana Radicione

Fonte: ABA (Angus)

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo