Amadurecimento dos debates políticos marca busca por soluções na Expointer 2019, diz Farsul

Sistema Farsul apresenta o balanço da sua participação na 42ª edição da Feira

Esteio/RS

Uma Expointer em que o alinhamento de visões políticas proporcionou um fértil debate em busca de soluções para o agronegócio. O presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira em coletiva de imprensa, no último dia da Expointer 2019, destacou a qualidade dos debates que reuniram a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Dias, o presidente da CNA, João Martins, parlamentares e representantes de entidades do Brasil e do Mercosul.

Os encontros abordaram a busca de solução para temas como as crises pelas quais passam os setores leiteiro e arrozeiro, o plano de retirada da vacina da febre aftosa, a busca pela expansão de mercados internacionais e a imagem do agronegócio brasileiro no exterior. A participação do Senar-RS com a apresentação de novos programas que contribuem para a produtividade e a sustentabilidade da produção agroepecuária foi apresentada durante a entrevista coletiva. 

Apesar de não ter trazido a esperada renegociação de dívidas para os produtores de arroz devido a restrições orçamentárias, a vinda da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Dias foi percebida como uma demonstração de que o Governo Federal permanece focado em alternativas para os setores que passam dificuldades. Representantes da cadeia do arroz, do leite, da carne e das máquinas entregaram uma lista de reivindicações em reunião-almoço na Farsul. Entre os pedidos, a inclusão de mais frigoríficos gaúchos na lista de plantas habilitadas a exportar para a China.

A intensificação da participação da CNA na agenda da Expointer foi fator comemorado. O resultado esperado é o fortalecimento do Sistema com o aprofundamento das relações entre sindicatos rurais, Farsul e CNA, para atender o produtor rural, que colhe os benefícios desta relação: “Hoje nós temos um alinhamento muito intenso entre CNA e Ministério da Agricultura. Muitas das coisas que acontecem em questão de mercado internacional, a CNA tem tido uma participação muito importante. Foi muito significativo termos a reunião da sua diretoria aqui na Expointer”, avalia Gedeão.

A relação entre o agronegócio e o meio ambiente foi outro ponto extensamente debatido durante a Expointer. O presidente Gedeão Pereira ressaltou que a Farsul se posiciona pela legalidade do cumprimento das leis ambientais e foi no Brasil que nasceu a técnica do plantio direto, que utiliza a palhada, portanto sendo contra o interesse do produtor rural promover queimadas.

“A questão ambiental aflorou no contexto do acordo União Europeia – Mercosul, muito criticado pelo presidente francês”, pontuou Gedeão que lembrou o caráter ideológico e mercadológico da crise, discutida também no encontro da Frente Parlamentar da Agropecuária realizado na quinta-feira.

Para valorizar o vinho gaúcho, que pode ser afetado pelo acordo entre União Europeia e Mercosul, o espaço Juntos para Competir, uma parceria entre Farsul, Senar,-RS e Sebrae/RS, contou com oficinas de harmonização e degustações, com o objetivo de apresentar as qualidades da produção do Rio Grande do Sul, segundo o diretor técnico, Ayrton Ramos, do Sebrae/RS:

“Nós tivemos um incremento de 51% de interações no estande com mais de 9 mil atendimentos. Tivemos como referência a questão da experiência do campo à mesa, em que tentamos agregar valor em cada um dos elos da cadeia produtiva, principalmente a carne, os derivados do leite e a vitivinicultura. Outro destaque foi a tecnologia. Tivemos 18 startups apresentando as suas soluções a produtores rurais e investidores”.

O coordenador da Comissão de Exposições e Feiras, Francisco Lineu Schardong, ressaltou o crescimento na ovinocultura e as melhorias realizadas no centro de eventos da pista B. O diretor da Casa Rural, José Alcindo de Souza Ávila, falou sobre a avanços em certificação digital, para levar mais tecnologia e agilidade ao campo, e sobre a revista comemorativa que resgata as 100 primeiras edições do Fórum Permanente do Agronegócio. Ainda sobre a comunicação com produtores e sindicatos, foi apresentado o novo site e aplicativo da Farsul, com ferramentas que facilitam o acesso e o compartilhamento de fotos, notícias e boletins de áudio, além da criação de um podcast. 

Fonte: Sistema Farsul 
Foto: Joel Vargas

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo